quinta-feira, março 20, 2008

Faro recorda Holodomor

Exposição de Artes Plásticas

Cidade de Faro (Portugal) recorda a história do genocídio ucraniano, Holodomor, (extermínio pela fome), que entre 1932 a 1933 ceifou a vida de 10 milhões de ucranianos

De 15 a 29 de Março de 2008 encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa uma exposição dedicada ao tema "Holodomor (Extermínio pela fome) de 1932 a 1933 na Ucrânia – um acto de genocídio contra o povo ucraniano", uma iniciativa de reconstrução da memória organizada pela Associação dos Ucranianos no Algarve.
APRESENTAÇÃO
"A Ucrânia e as suas comunidades da diáspora assinalam, no biénio 2007/2008, o 75.º aniversário de um dos mais trágicos acontecimentos do século XX: a Grande Fome de 1932-1933. Durante o domínio soviético esta história esteve encoberta. Em 2006, o Parlamento da Ucrânia aprovou uma resolução que condena Holodomor como acto de genocídio contra o povo ucraniano.
Em resposta aos apelos das autoridades ucranianas e da diáspora, um número crescente de países e de organizações internacionais têm manifestado igualmente a sua solidariedade com as vítimas de Holodomor.
A Associação dos Ucranianos no Algarve convida a comunidade portuguesa a conhecer esta página trágica da história ucraniana cuja inauguração será no dia 15 de Março (próximo sábado), pelas 16h00, no átrio da Biblioteca Municipal de Faro."

Na inauguração, às 16:00 horas, estarão presentes representantes da Embaixada da Ucrânia em Portugal, bem como do executivo da autarquia de Faro. E o professor universitário António Rosa Mendes dará uma palestra sobre o tema.

Sem comentários: