sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Afro – ucraniana representará Ucrânia no Eurovisão 2012


A cantora afro – ucraniana Gaytana, após ganhar o final do concurso nacional, representará a Ucrânia no festival da canção “Eurovisão-2012” no Azerbaijão.
A votação popular via SMS deu a vitória à cantora Renata com a composição “Love in sunlight rays”, com 5114 votos; a segunda posição foi ocupada pela Gaytana com a canção “Be my guest” com 3539 votos. Cada SMS custou cerca de 0,62 USD e um número do telefone só poderia votar uma única vez. Além disso, os pontos foram atribuídos pelo júri nacional, encabeçado pelo director do Primeiro Canal da TV, Yegor Benkendorf. No final, Gaytana recebeu 21 pontos atribuídos pelo júri e 20 pontos vindos dos telespectadores.
O Concurso ucraniano que contou este ano com 21 concorrentes, mais uma vez não evitou a polémica. Apenas dois dias antes da grande final, o Primeiro Canal decidiu eliminar um dos concorrentes mais fortes, o cantor Matias. Na sua comunicação oficial, o Canal justificou a decisão pela vontade de “oferecer as oportunidades iguais aos todos os concorrentes e também para eliminar os rumores e fantasias infundados”. Afinal, o produtor do Matias, Vlad Baginski, era o membro do júri da semifinal do Concurso, facto que originou uma onda das críticas na imprensa e na blogosfera ucranianas.
O festival “Eurovisão-2012” será organizado na capital de Azerbaijão, Bacu, graças à vitória na sua última edição do duo azeri, Nigar “Nikki” Jamal е Eldar “Ell” Gasimov com a composição “Running Scared”. Dois semifinais terão o lugar em Bacu, nos dias 22 e 24 de Maio, o final será no dia 26 de Maio de 2012. Até hoje, 36 países manifestaram o seu desejo de participar no certame.
Em 2011, Ucrânia ocupou o 4° lugar no festival, com a cantora Mika Newton que arrecadou 159 pontos.
Ver a composição “Be my guest” (texto e música da Gaytana), que já foi vista no YouTube por mais de 73.000 pessoas:

Sem comentários: