domingo, novembro 21, 2010

Nome do Ivan Pinsel ao aeroporto de Lviv!

O blogue Ucrânia – Moçambique se junta à iniciativa da revista ucraniana "Ї" que propõe atribuir o nome do Ivan Pinsel ao aeroporto internacional de Lviv.

Em todo o mundo existe a tradição de atribuir os nomes próprios aos aeroportos. Frédéric Chopin em Varsóvia, Charles de Gaulle em Paris, Ben-Gurion em Telavive. Além de tudo o resto é a promoção de um país que se inicia, por assim dizer, desde a manga do aeroporto.

Porque não chamar o recentemente renovado aeroporto internacional de Lviv, entrada aérea de toda a Ucrânia Ocidental, com o nome de Ivan Pinsel?

Primeiro, isso é simplesmente bonito.

Segundo, o nome de um grande artista, escultor da época barroco, Ivan Pinsel não deve suscitar nenhumas objecções (especialmente para o Ministro da Educação da Ucrânia, D. Tabachnyk: Pinsel morreu à muito tempo e já muito tempo é considerado com o clássico da arte mundial).

Terceiro, as obras de Pinsel são preservados e salvos em Lviv e exactamente o seu nome poderia se tornar o brand único, que tão falta ao Lviv. Desde o aeroporto com o seu nome, até os doces e anjos de recordação de Pinsel.

Quarto, tendo em conta a biografia incomum e misteriosa deste escultor, vários países têm a tentação de o “puxar” até si. Chamando o aeroporto de Lviv com o nome de Pinsel, o nome deste grande mestre para sempre será ligado a Ucrânia. Isso é absolutamente lógico, pois ele criava em Lviv e na Ucrânia Ocidental, quase todas as suas obras são preservadas apenas aqui.

Quinto, e isso é muito importante, o nome Pinsel não é difícil para a compreensão dos estrangeiros, pois não possui as letras como as “sh” ou as “jotas”. Aeroporto Pinsel – todo o mundo entende.

Sexto, Pinsel esculpiu tantas criaturas celestiais com asas (os famosos anjos e querubins), que o aeroporto com o seu nome será uma bela continuação do tema principal da sua criação e irá adicionar o estilo inimitável ao design do edifício do aeroporto.

Poderá haver muitos outros argumentos, até um empurrão para o desenvolvimento e a renovação do Museu Pinsel em Lviv, que neste momento sobrevive com todas as dificuldades. Será pena, se essa oportunidade será perdida e o aeroporto de Lviv não se tornará único e claramente identificável em todo o mundo. Pois isso não é apenas bonito, mas também é muito necessário ao desenvolvimento de Lviv e da sua imagem.

Se você quer apoiar a iniciativa de atribuir o nome de Pinsel ao aeroporto de Lviv, pode enviar o seu nome, apelido, profissão e a cidade de residência para o seguinte e-mail: jimagazinearrobamailpontolvivdotua.

Todas as assinaturas serão publicadas na página WEB da revista "Ї", caso se conseguir o número suficiente de assinaturas, será possível apelar às instituições que tem a competência para tratar este tipo de questões.

De repente iremos conseguir?

Fonte & lista de assinaturas na revista “Ї”

Sem comentários: