sábado, novembro 06, 2010

5 dias de Agosto

O filme 5 Days of August (5 dias de Agosto), realizado pelo finlandês Renny Harlin já tem a estreia mundial marcada para a Primavera de 2011.

O filme conta a história da agressão e invasão russa contra Geórgia, acontecimento da história recente, que teve o lugar durante cinco dias de Agosto de 2008. A película é abrilhantada pelas presenças dos “pesos pesados” de Hollywood, casos do Andy Garcia e Val Kilmer.

Andy Garcia, que nasceu em Cuba e no exemplo da sua própria família sabe o que significa o totalitarismo, já disse que participa no projecto por causa das suas convicções políticas. No filme ele dá corpo a Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili. Val Kilmer faz o papel do jornalista americano, que cobre a guerra e que morre, vítima do bombardeamento russo.

Renny Harlin já frisou que o seu filme é um hino à paz, onde não haverá personagens bons ou maus. O mais importante, o filme mostra a verdadeira Geórgia: um país pequeno, mas belíssimo, onde vivem as pessoas honradas que compartilham os valores universais de democracia e liberdade. Em 2008 este país sofreu um ataque brutal e injustificado de um vizinho chauvinista e agressivo.

Já vi o novo trecho promocional várias vezes e posso atestar que o filme consegue transmitir uma verdadeira emoção de comoção e solidariedade, a mesma que sentia em Agosto de 2008, quanto na CNN e Aljazeera English assistia a crónica real da invasão russa.

Além disso, o filme é um óptimo entretenimento, o veterano Harlin sabe fazer filmes interessantes que vão agradar todos os apreciadores de uma boa dose de acção.

Ver o trecho no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=V9UeDHvxfkI



Bónus 1
Geórgia deteve 13 espiões russos (texto e vídeo)
Filme documental (com elementos de reconstrução) “Enveri”, sobre o desmantelamento da rede dos espiões russos na Geórgia (em 4 partes):
http://www.youtube.com/watch?v=cRU9km7In4M
Bónus 2
O trecho do filme “Tropa de Elite 2”:
http://www.youtube.com/watch?v=DZvfSSfAOjc

Sem comentários: