terça-feira, novembro 16, 2010

PME’s ucranianas contra o Código Tributário

Os representantes das PME’s ucranianas apareceram em massa na capital ucraniana, Kyiv, para protestar contra o novo Código Tributário do governo do Partido das Regiões.

A página WEB Pravda Ucraniana informa que parlamento ucraniano (Rada Suprema) é cercado por uma multidão de mais de 10.000 pessoas e o seu número continua a aumentar. Os representantes da classe empresarial cortaram parcialmente a rua Hrushevski, artéria que liga a Praça de Independência ao edifício do parlamento.

Entre os participantes estão os empresários das províncias de Dnipropetrovsk, Luhansk, Donetsk, Kyrovohrad, Sumy, Odessa, Chernivtsi, Lviv e Zhyromyr. Alguns participantes contam que a polícia de trânsito tentava impedir a chegada dos autocarros vindos das províncias a Kyiv.

Os empresários seguram os dísticos com os slogans: “Impostos são mais altos do que os lucros! Deixem trabalhar honestamente”, “Adaptação do Código Tributário – crime contra o povo indefeso da Ucrânia!”, “Donbas contra o terror tributário”, “Hoje – (Código) Tributário, amanha – de Trabalho, depois de manha – escravatura?!

Na praceta em frente do parlamento as pessoas presentes tocam as panelas vazias e os tambores, gritam “Vergonha!” e escutam a música. A edição on-line do jornal Notícias Ucranianas escreve que vários carros de táxi em Kyiv ostentam as cores da bandeira nacional, os seus motoristas buzinam, aumentando deste modo o barulho geral.

O edifício do parlamento é guarnecido pela polícia, cerca de 10 autocarros de polícia de choque estão estacionados no parque Maryinski, junto ao parlamento.

Como foi anunciado, hoje a Rada Suprema irá debater o projecto do novo Código Tributário, da responsabilidade da coligação Partido das Regiões & Partido Comunista.

Ver no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=ZqQIxS43bZg


Blogeiro

A maioria do empresariado presente é originária das províncias ucranianas do Leste, a base de apoio do Partido das Regiões. Mas o partidão parece não tem nenhum interesse em apoiar as PMS’s nacionais, optando por favorecer os grandes grupos oligárquicos ou o capital estrangeiro.

Sem comentários: