quarta-feira, novembro 03, 2010

Moda em ser ucraniano

O número dos ucranianos no Canadá tem aumentado significativamente. Censo anterior registou um milhão de ucraniano – canadenses. No último censo este número subiu para um milhão e 213 mil ucranianos, informou os jornalistas em Lviv embaixador da Ucrânia no Canadá Sr. Ihor Ostash.

Segundo Embaixador esta situação se deve ao fato de que os canadenses começaram a admitir que eles são ucranianos, começaram a explorar as suas raízes. “Isso se deve a vários factores. Nasceu o Estado ucraniano, que se afirma cada vez mais. Certo impulso foi dado pela Revolução Laranja, que foi um grande projecto de mídia – muita gente recebeu a informação sobre a Ucrânia”, – disse Ihor Ostash.

Segundo o embaixador, o número de ucraniano – canadenses vai continuar a crescer. “Tenho certeza que o próximo censo vai mostrar o número ainda maior de ucranianos. O Canadá não é o único país no mundo onde está na moda ser ucraniano,” – assegurou Sr. Ostash.
.
Embaixador também informou os jornalistas sobre os projectos de celebração de 120 anos da imigração ucraniana no Canadá, a decorrer em 2011.
.
Embaixada da Ucrânia irá organizar o Dia da Ucrânia no Parlamento do Canadá. Serão organizadas as exposições, shows, contactos políticos e sociais. “Nossa missão é celebrar este dia ao mais alto nível, na Ucrânia e no Canadá” – assegurou Embaixador Ostash.
.
Bónus

Ivan Pylypiv e Vasyl Eleniak, naturais da aldeia Nebyliv (distrito de Rozhniativskiy da província de Ivano-Frankivsk, onde tiveram o direito à um monumento comemorativo), foram os primeiros emigrantes ucranianos que chegaram a Canadá a bordo do vapor “Oregon” no dia 7 de Setembro de 1891. Com a chegada destes pioneiros, começou o fluxo da imigração ucraniana no país. Já em 1892 instalaram-se no Canadá mais algumas famílias vindas da Ucrânia.

Fonte: zik.com.ua

Bónus 2

Embora carece do estudo, mas é bem possível que a actriz americana Erika Eleniak é descendente do primeiro emigrante ucraniano no Canadá, pois o apelido do seu pai é Eleniak e ele também nasceu no Canadá.

1 comentário:

claudio disse...

Seria muito bom se esse amor pelas suas raízes acontecesse também no Brasil. Muitos brasileiros com sobrenomes ucranianos dizem que são russos, austríacos e até suíços - brincadeira!