
Jornal "O País", 28.VII.2009 (Maputo)
O Centro Recreativo da Universidade Politécnica (CREISPU) e a Comunidade Ucraniana de Moçambique têm a honra de informar que no próximo dia 30 de Julho, quinta-feira, realizarão o Workshop sobre o Folclore e a Arte Africana orientado pela Encenadora norte – americana Virlana Tkacz, às 17:30 horas, no CREISPU – A Politécnica (Av. Paulo S. Kankhomba, № 1010, em Maputo).
No dia 29 de Julho, em Moldova ocorrerão as novas eleições legislativas, em resultado directo da demanda da recente Revolução Twitter, dado que o último escrutínio for falsificado pelo partido comunista, no poder no país.
Estando nas vésperas do primeiro aniversário da invasão russa da Geórgia em Agosto de 2008, gostaria de mostrar as fotos dos prédios de apartamentos reconstruídos na cidade de Gori.
O ex-general de polícia ucraniana, Olexiy Pukach, que era procurado por seu alegado envolvimento no assassinado do jornalista Georgiy Gongadze, foi detido por forças de segurança, informou a Procuradoria General de Ucrânia.
65 anos atrás, em Julho de 1944, os actuais distritos de Brody e Zolochiv na província ucraniana de Lviv, tornaram-se o palco de batalha feroz entre as tropas da 1ª Frente Ucraniana do Exército Vermelho e a 1ª Divisão Militar SS Galiza. Mais uma vez na história, os ucranianos tinham que matar os ucranianos...
Os veteranos da Divisão Galiza foram absolvidos no processo de Nuremberga, declarando aquele tribunal que sobre eles não pesa qualquer acusação de qualquer eventual culpa ou má conduta militar. Além disso, a Comissão de Investigação dos Crimes de Guerra do Canada (Deschênes Commission) em 1985 – 1986 disse o seguinte:
No dia 22 de Julho de 2009 será comemorado o 50º aniversário da resolução do Congresso dos EUA (A Lei Pública 86-90), aprovado em 1959, para apoiar as nações sob a tirania comunista em todo o mundo.
Pintores ucranianos expõem em Portugal![]() |
| O coronel Fabien Kuzniak (de azul) e general Petr Pavel (de boina cor-de-vinho). Foto P. Poulain - Força Aérea |
O jornal polaco Gazeta Wyborcza publica a carta dos intelectuais europeus ao presidente norte – americano Barack Obama. A carta foi assinada pelo Valdas Adamkus, Vaclav Havel, Alexander Kwasniewski, Mart Laar, Vaira Vike-Freiberga, Lech Walesa, entre outros.
No dia 15 de Julho, às 8h00, junto ao seu apartamento em Grozny (Chechénia), foi raptada a jornalista e activista dos direitos humanos, colaboradora da sociedade “Memorial” chechena, Sra. Natália Estemirova.
No dia 26 de Junho foi lançado na cidade de Curitiba, estado de Paraná (Brasil), no Museu Paranaense, o livro “Igrejas Ucranianas: Arquitectura da Imigração no Paraná”. Na ocasião também foi aberta ao público uma exposição sobre o tema, que depois seguirá para outros museus do Estado (confira a programação abaixo).
Na página do Consulado Honorário da Ucrânia em Chile, encontrei um artigo interessante, chamado Las Arenas de Oleshky: un viaje al desierto ucraniano. Artigo (com muitas fotografias) fala sobre a maior área arenosa da Europa (que alguns até chamam do deserto). Não sei se Arreias de Oleshky tem o direito estritamente científico de se chamar assim, mas que são bem parecidos com o deserto, isso são, sem dúvida alguma.
O líder do grupo Gogol Bordello, Eugene Hutz nasceu e cresceu na Ucrânia, mais tarde emigrou com os pais para os EUA, hoje vive em quatro cantos do mundo. O “emigrante eterno”, Hutz participou no festival Stare Misto (cidade de Lviv), onde concedeu essa entrevista ao jornal on-line “Lviv Cultural”.
A 18ª sessão da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a decorrer nestes dias em Vilnius, capital da Lituânia, propôs à apreciação dos estados – membros a resolução “Da reunificação da Europa dividida”, que finalmente coloca, no mesmo plano o nazismo e o comunismo.
Nestes dias as pessoas que apoiam a ideia do retorno imediato da Alexandra Tsyklauri (Xaninha) a Portugal, estão trabalhar na criação de condições logísticas para realizar o seu encontro em Fátima.