terça-feira, novembro 25, 2008

Presidente da Ucrânia sobre o Holodomor

Palavra do Presidente da Ucrânia à comunidade internacional em ocasião do 75º aniversário do Holodomor (a fome artificial) de 1932 – 1933 na Ucrânia

22 de Novembro de 2008

Dirijo-me para vocês em ocasião do 75º aniversário do acontecimento mais trágico na história do povo ucraniano – Holodomor de 1932 – 1933.

A verdade sobre o crime de genocídio, perpetrado deliberadamente por regime de Stalin na terra fértil da Ucrânia, ao longo de décadas tentou abrir o caminho para o mundo.

É que agradeço imensamente a todos aqueles que não ficaram calados durante esses anos, quando o medo dominava toda a Ucrânia subjugada pela União Soviética, quando o mundo optou por ignorar um dos terríveis crimes contra a Humanidade.

Apenas ao livrar-se do totalitarismo comunista, a Ucrânia independente pode falar sobre o atentado contra a vida de um povo inteiro, que ocorreu nos anos 30 de século passado.

Agora a verdade sobre o Holodomor está do conhecimento do mundo inteiro. Não é possível oculta-a. Finalmente o peso da opressão de Stalin se despica.

O Holodomor é reconhecido como um crime e condenado por muitos países e organizações internacionais, governos e parlamentos regionais, conselhos municipais em todo o mundo.

Expresso a todos um profundo respeito pelo humanismo e a solidariedade com os milhões de vítimas inocentes do genocídio.

O apoio internacional incrementa a nossa fé de que a verdade histórica será restaurada e fortalece a nossa vontade de alcançá-la em toda a sua plenitude.

A comunidade internacional tem que perceber que para prevenir os futuros crimes contra a Humanidade, devem ser condenados os crimes do passado.

Não falamos de que o mundo podia fazer 75 anos atrás, se soubesse a verdade. Estamos falando sobre o que ele deveria fazer hoje, como sinal de homenagem aos falecidos e aqueles que conseguiram sobreviver no inferno da fome.

No dia 22 de novembro, em Kyiv, milhões de velas, acendidas em memória dos compatriotas ucranianos, mortos pela fome, vão unir-se com a chama da tocha “Vela Inapagável”, que viajou por 33 países de todo o mundo e Ucrânia, tendo absorvido o fogo dos corações sinceros das pessoas de diferentes países e povos.

Apelo a todos os que se preocupam com bondade, compaixão e justiça, que querem a vitória do bem sobre o mal, acender, juntamente connosco, uma vela de memória para homenagear as vítimas do Holodomor.

A Ucrânia lembra! O Mundo reconhece!
Viktor Yushchenko

Oksana Bilozir – “Svicha” (“Vela”), canção em homenagem do 75° Aniversário do Holodomor na Ucrânia. Música Myroslava Skoryk; versos de Bohdan Stelmakh.
http://ca.youtube.com/watch?v=1v7OzHXnU6I

Sem comentários: