quinta-feira, novembro 13, 2008

Polónia: 90 anos fora do império russo

O Presidente ucraniano Viktor Yushchenko participou nas celebrações do 90º aniversário da restauração da Independência da Polónia (1918).

Os eventos principais decorreram em Varsóvia, na Praça Józef Piłsudski, junto ao túmulo do Soldado Desconhecido, com a participação de altos dirigentes da República polaca. Além disso, nas cerimónias estavam presentes os presidentes do Afeganistão, Montenegro, Croácia, Geórgia, Estónia, Letónia, Lituânia, Macedónia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e Hungria, a chanceler federal da Alemanha, as delegações de diversos países do mundo.
Como parte das comemorações, o Presidente da Polónia Lech Kaczyński, prestou a homenagem aos heróis que morreram pela Independência de seu país. A Praça Piłsudski teve as honras de 24 disparos do fogo de artifício e de um desfile do exército nacional.
Durante a visita de trabalho à Polónia, o Presidente ucraniano visitou o Museu da Revolta de Varsóvia. Após a conhecer o Museu, que ilustra a evolução dos acontecimentos de 1944 na capital polaca, Viktor Yushchenko fez uma nota no livro dos visitantes de honra, expressando, dessa maneira, a sua profunda homenagem ao patriotas polacos que lutaram pela liberdade e pela Independência do seu país.
«Curvo-me perante a memória brilhante daqueles que caíram num combate desigual. Glória a heróis da Revolta de Varsóvia tornou-se o exemplo vívido para todo o mundo de auto-sacrifício em nome da liberdade e da pátria », - escreveu o Presidente da Ucrânia.
Chefe do Estado ucraniano prestou a homenagem aos que morreram durante a Revolta por um minuto de silêncio e acendeu uma vela junto ao Muro da Memória dos heróis da Revolta de Varsóvia.
Revolta de Varsóvia organizada pelo Exército Nacional polaco (Armia Krajowa), teve o início no dia 1 de Agosto e durou até 2 de Outubro de 1944 (63 dias), quando as tropas nazis reprimiram a revolta. Os insurgentes polacos pretendiam libertar a Varsóvia dos invasores alemães e restaurar a Independência do seu país.
Durante a sua visita o Presidente ucraniano deu a entrevista colectiva ao jornal «Rzeczpospolita», Rádio Polónia e TV Polsat
Fonte e Fotos:
http://www.president.gov.ua/
Foto: Mykola Lazarenko

Sem comentários: