terça-feira, novembro 11, 2008

Guerra na Geórgia: o seu custo para a Rússia

A Força Aérea russa perdeu na guerra da Geórgia entre 7 à 16 aviões de combate e o custo total dos seus gastos militares e relacionados com o apoio aos separatistas na Ossétia do Sul, ultrapassa 1 bilião de dólares.

O perito militar russo, Said Aminov, escreveu no artigo publicado em 13 de Setembro na revista “Moscow Defense Brief”, que no dia 8 de Agosto, a defesa antiaérea georgiana consegui abater quatro aviões russos: três caças Su-25 (classificação da NATO Frogfoot) e um espião estratégico Tu-22M3 (Backfire). A perca destes aviões foi oficialmente confirmada pelo Estado – Maior russo. Said Aminov afirma que todos estes aparelhos foram abatidos pelos complexos da defesa antiaérea ucraniana “Buk–M1” (classificação da NATO SA–17 Grizzly).

Mas perito também diz que a Rússia perdeu mais três aviões e um helicóptero: um Su-24MR (Fencer) no dia 8 de Agosto, um Su-24M (dia 10 ou 11), um Su-25 (9 de Agosto) e possivelmente um Mi-24 (Hind). Aminov escreve que ambos os Su-24 foram abatidos pelos sistemas de defesa antiaérea georgiana “Osa-AK/AKM” ou pelos Sistemas Portáteis da Defesa Antiaérea (SPDA), enquanto o Su-25 foi a vítima do “fogo – amigo” do exército russo. (Outras fontes garantem que este Su-25 foi abatido pelos separatistas da Ossétia do Sul, o piloto não ejectou-se e acabou por morrer). Mais um caça Su-25 foi atingido pelo míssil de SPDA, mas conseguiu voltar à base, afirma Aminov.

Dois pilotos russos (tripulantes do Su-24MR e Tu-22M3) foram capturados pelos georgianos, eles receberam o tratamento médico gratuito (um dos pilotos precisou da transfusão de sangue) e foram entregues às autoridades russas no dia 19 de Agosto. Outros cinco pilotos (piloto do Su-25 abatido pelo “fogo – amigo”, navegador do Su-24MR e três membros da tripulação do Tu-22M3) faleceram.

A força antiaérea georgiana consegui surpreender o exército russo, usando as estações de reconhecimento electrónico “Kolchuga-M”, servindo-se dos radares activos ao nível mínimo (para que estes não serem detectados pelos radares russos). Por outro lado, os complexos (Buk-M1) e “Osa-AK/AKM” eram bem dissimulados no terreno, protegendo-se contra a possível detecção da contraparte russa.

Outro jornal russo on-line, escreve que a Rússia perdeu na Geórgia entre 12 à 16 aviões de combate e que no caso do surgimento de uma nova guerra no seu flanco sul, o país arriscar-se a ser incapaz de defender o espaço aéreo nacional.

Fonte:
http://www.rian.ru/defense_safety/20080911/151180028.html

Caça russo Su-25 (Frogfoot) atingido pelo fogo antiaéreo georgiano (vídeo & fotos):
http://ru.youtube.com/watch?v=IYRBSpi2u8U

As finanças cantam os romances...
Em termos financeiros, a guerra na Geórgia custou a Rússia aproximadamente 12,5 biliões de rublos (cerca de 500 milhões de dólares aos preços de Agosto de 2008 *), escreve "Nezavisimaya gazeta", citando os peritos independentes.

O director do Centro de Análise das Estratégias e Tecnologias (CAST), Ruslan Puhov disse que 10 investigadores seus tentaram calcular as perdas financeiras da Rússia. A pesquisa permite afirmar, que a guerra na Geórgia custou a Rússia pelo menos 1 milhão de dólares por dia.

Os cálculos tiveram em conta o custo da missão de combate de um tanque, avião ou navio de guerra por dia, gastos em combustíveis (cerca de 480 milhões de dólares) ou o transporte de tropas, cujo número total eventualmente chegou aos 30.000 homens.

O custo total dos quatro aviões abatidos (percas reconhecidas oficialmente), chega à 1 milhão de dólares. Mas o exército russo até agora não apresentou nenhuns dados sobre as perdas em tanques, blindados ou camiões. Além disso, o exército terá que proceder os pagamentos de prémios de combate aos soldados e oficiais, além dos seguros de vida aos militares feridos e mortos em combate.

Alem disso, o vice – primeiro ministro russo, Aleksey Kudrin, prometeu gastar em 2009 10 biliões de rublos (400 milhões de dólares), na reconstrução da cidade de Tshinvali e outras infra-estruturas da Ossétia do Sul. Até o fim de 2008, os mesmos gastos vão totalizar cerca de 3 biliões de rublos (120 milhões de dólares). Dessa maneira, a Ossétia do Sul custará aos cofres dos contribuintes russos pelo menos 520 milhões de dólares, apenas nos próximos 15 meses.

Fonte:
http://www.rian.ru/osetia/20080820/150515111.html

* 1 USD = 25,0221 rublos (Banco da Rússia, 27.09.2008).

Fuga dos capitais da Rússia

Ao mesmo tempo, a crise internacional e a falta da confiança dos investidores nacionais e estrangeiros está castigando a Rússia. No mês de Setembro, a reserva das divisas russas baixou em 25,569 biliões de dólares, em Agosto, ela já tinha baixado em 14 biliões, entre 17 à 24 de Outubro as reservas baixaram em 31 bilhões de dólares, desta maneira, em apenas três meses, a Rússia perdeu quase 70 biliões e neste momento dispõe de uma reserva total de 484,7 biliões.

Em primeiro lugar, as perdas das divisas derivam do esforço do Banco Central russo de apoiar a moeda nacional, ejectando grandes somas de divisas no mercado, além da fuga dos capitais para fora do país.

Fontes:
http://news.mail.ru/politics/2074733
http://www.rbcdaily.ru/2008/10/31/finance/388765

Sem comentários: