segunda-feira, novembro 24, 2008

Papa reza pelas vítimas do Holodomor

O papa Bento XVI rezou neste domingo pelos milhões de pessoas que morreram de fome na Ucrânia (o Holodomor 1932 – 1933) durante a ditadura de Josef Stalin. Bento XVI pediu que a ideologia não acabe com a liberdade e a dignidade das pessoas.

O pontífice falou em ucraniano aos peregrinos desse país que foram a Roma. O papa lembrou que Novembro marca o aniversário do Holodomor como ficou conhecida a tragédia da grande fome na Ucrânia. Estima-se que milhões de pessoas foram mortas de fome, em um plano maligno orquestrado pelas autoridades soviéticas para forçar os camponeses a viverem em fazendas colectivas.

No Outono de 1932, as autoridades confiscaram os grãos, o gado e outros alimentos dos povoados em grande parte da União Soviética, porque os camponeses não haviam cumprido a cota que o governo havia exigido. A União Soviética exportou o grão para construir fábricas. Os moradores foram proibidos de sair de casa e milhões morreram de fome.
“Enquanto espero que nenhum regime político, em nome de uma ideologia, negue os direitos, a dignidade e a liberdade de um ser humano, rezo por todas as vítimas inocentes dessa imensa tragédia”, disse o papa desde as janelas do seu apartamento, para a multidão na Praça de São Pedro.

Actualmente, parlamentares ucranianos qualificam a grande fome de 1932 – 1933 como um genocídio contra o povo ucraniano. Não obstante, o Kremlin nega a acusação, ao alegar que outros grupos étnicos também sofreram com a grande fome, inclusive russos.

Fonte:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?id=830938

A Diáspora ucraniana da Austrália relembra o Holodomor:
http://marichka2.multiply.com/photos/album/173

Mais informação sobre o Holodomor:
http://www.holodomoreducation.org/index.php/id/161/lang/en

Sem comentários: