sábado, maio 30, 2015

Mikheil Saakashvili é novo líder regional de Odessa

Fotografia © REUTERS / serviço de imprensa do Presidente da Ucrânia, @Mykola Lazarenko
O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, nomeou o ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili (1967), como o novo chefe da Administração regional de Odessa. O Decreto presidencial sobre a nomeação já foi publicado na página presidencial.
Poroshenko e Saakashvili em Odessa
Apresentando a sua escolha, o presidente ucraniano chamou Saakashvili de “pessoa que faz do impossível – possível”. No twitter presidencial do presidente Poroshenko foi escrito na madrugada do dia 30 de maio corrente ‎@poroshenko: 

Na Ucrânia não haverá o poder dos oligarcas. Haverá disciplina! São as tarefas que coloco perante o novo chefe da administração regional de Odessa, Mikheil Saakashvili. 
Nas vésperas, no dia 29 de maio, Mikheil Saakashvili recebeu a cidadania ucraniana, o respetivo decreto foi assinado no dia 29 de maio. No seu texto, a atribuição extraordinária da nacionalidade ucraniana justifica-se pelo facto de que “a personalidade, que foi aceite na cidadania da Ucrânia representa o interesse estatal ao país”, informa Hromadske.tv.

Fotos @twitter.com/poroshenko

Na conversa com o jornalista ucraniano, Yuriy Butusov, Mikheil Saakashvili mostrou que encara a situação da sua nomeação absolutamente realisticamente:

Eu entendo que de mim irão esperar o milagre e as espectativas são muito altas. Eu entendo a minha responsabilidade. Entendo que os poderes do chefe da administração estatal são pequenos, e a responsabilidade pela região é enorme. A questão-chave são os quadros. A qualidade das pessoas determina o resultado. Encaro esta chamada com a toda a seriedade, e farei tudo para garantir que as pessoas tenham confiança no sucesso, para garantir que os melhores e dos melhores princípios queiram colaborar. Sim, eu compreendo o quão importante é ter coordenação e interação com todos os ramos do poder. A corrupção nas estruturas da lei e ordem à todos os níveis na região de Odessa receberá o mais rígida avaliação. Os corruptos em quaisquer das estruturas de poder regional serão retirados, independentemente do qual serviço eles servem. As reformas não são possíveis sem a confiança da sociedade. E essa confiança não é possível se existir o mínimo indício de corrupção. Vamos trabalhar. Nos primeiros dias eu tomarei a posse, não vou atrasar a tomada de decisões”.

Conferir a visão portuguesa dos acontecimentos do jornal Diário de Notícias.

Blogueiro 

Na blogosfera ucraniana a decisão do Petró Poroshenko é encarada como a colocação da região de Odessa sob o controlo estatal mais efetivo (Mikheil Saakashvili substitui o homem de confiança do oligarca ucraniano Igor Kolomoysky), daí as palavras presidenciais sobre oligarcas e disciplina. Por outro lado, os blogueiros recordam a frase do Athos, herói literário dos “Três mosquiteiros”: “é demasiado para Athos, é muito pouco para o conde de La Fére”, argumentando que a nomeação atual é apenas um passo para os voos mais altos, talvez para que no futuro próximo Mikheil Saakashvili possa ser nomeado o novo Primeiro-Ministro da Ucrânia. Em qualquer dos casos, só o futuro dirá quem é que teve a razão.
Saakashvili com mãe e avó durante o SMO na Transcarpátia ucraniana em 1986
E para informar os menos informados sobre a ligação do Mikheil Saakashvili com Ucrânia: Saakashvili fez o serviço militar no exército de guarda-fronteira soviética na região de Transcarpátia ucraniana em 1986; em 1992 foi graduado pela Universidade Nacional de Kyiv “Taras Shevchenko”, fala a língua ucraniana.

Sem comentários: