segunda-feira, maio 05, 2014

Reféns em cativeiros dos terroristas em Sloviansk

O jornalista americano Simon Osrovsky  informa que o número dos sequestros no leste da Ucrânia têm vindo a aumentar.

Antes de libertar o correspondente do VICE News, o auto-proclamado “prefeito do povo” de Sloviansk, Vyacheslav Ponomaryov, disse aos jornalistas que Simon Ostrovsky e os outros presos estavam sendo mantidos como a “moeda de troca” nas negociações com o governo ucraniano.

Os militantes pró-russos na Ucrânia oriental estão mantendo dezenas de pessoas como reféns, como eu descobri através da experiência pessoal /.../ quando estava sequestrado em um posto de controlo em Sloviansk”, disse Ostrovsky ao ser libertado. “Eu vi muitos detidos filtrados através do porão húmido, onde estava mantido por três dias, e entre ser batido, e com os olhos vendados, e dormindo em trapos sujos no chão, consegui a conhecer quatro deles pessoalmente.”

Juntamente com Ostrovsky foram detidos um jornalista, um especialista em TI, um político local e um culturista: “parecia que a única conexão entre eles é que de alguma forma desagradaram os homens armados que agora controlam a cidade”, disse Simon. Mas muitos mais foram e ainda estão sendo mantidos em cativeiro, em condições intoleráveis.

Os separatistas do leste da Ucrânia pretendem fazer um “referendo” no dia 11 de maio, que supostamente dará aos residentes da região a oportunidade de decidir livremente de continuar viver na Ucrânia ou se juntar a Rússia. Mas o “referendo” está sendo organizado na mira das armas, por forças que estão interessados ​​em apenas um desses resultados.

Então, vale a pena lembrar que as pessoas que pedem o voto também estão privando os cidadãos das suas liberdades mais básicas, agora, até o ponto em que os raptados têm que pedir um permissão especial de cada vez que necessitam usar a casa de banho.

VICE News criou uma lista parcial das pessoas que foram raptados pelos terroristas em Sloviansk. A lista não é completa, pois os dados são escassos, mas a lista será atualizada à medida que existirá mais informação sobre estas pessoas.

Lista dos raptados em cativeiro separatista:

Serhiy Lefter (24), o jornalista freelance de Vinnytsya, refém desde 15 de abril (já foi libertado).

Artyom Deyneha (25), o profissional das TI e morador de Sloviansk, foi raptado pelos separatistas por fazer stream ao vivo do edifício do SBU, local usado pelos terroristas para a detenção ilegal dos cidadãos. O vídeo já foi visto por mais de 200.000 pessoas no YouTube.

Vitaliy Kovalchuk (21), ex-membro das auto-defesas da Euromaydan, raptado pelos separatistas no dia 20 de abril a apresentado publicamente como membro do "Setor da Direita".

Vadim Sukhonos, deputado do Conselho municipal de Sloviansk, homem cujo único “crime” é abandonar o Partido das Regiões em fevereiro de 2014.

Irma Krat (29), jornalista e ativista social de Kyiv, raptada no dia 20 de abril em Sloviansk.

Denis Grishchuk e Paul Ûrova: Denis Grishchuk é voluntário do centro de arte "Mystetskyi Arsenal" (Kyiv) e Paul Ûrova é diretor teatral. Desaparecidos em Sloviansk desde 25 de abril. O prefeito auto-proclamado da cidade, confirmou que ambos estão no poder dos separatistas, mas não deixa os falar com os seus familiares.

Sergei Shapoval, o repórter da Web-página "Volyn Post" (cidade de Lutsk), desaparecido desde 26 de abril, de acordo com a Comité de Proteção dos Jornalistas (CPJ). Ele confirmou aos familiares que está detido pelos separatistas em Sloviansk. UPD: foi libertado após 3 semanas de cativeiro separatista.

Yuri Lelyavsky, o correspondente da agência de notícias ZIK (Lviv), raptado pelos separatistas em 25 de abril, quando filmava as ruas de Sloviansk.

Fonte:
https://news.vice.com/article/these-people-are-still-being-held-by-armed-separatists-in-ukraine

Sem comentários: