sábado, maio 17, 2014

Exército ucraniano mudou, aprendendo a combater

O jornalista e fotógrafo russo, Arkady Babchenko, da frente de combate em Sloviansk sobre as mudanças nas Forças Armadas da Ucrânia, engajadas, de momento, na operação anti-terrorista no leste do país.

Exército certamente mudou. Comparando com a situação de duas semanas atrás melhorou claramente. Em todos os sentidos. Na coordenação, na organização dos postos de controlo, na táctica de combate, no espírito combativo, na motivação, etc. Exército aprende a combater. E aprende bastante bem. Há muitos problemas ainda, como em qualquer exército em guerra, como disse hoje um dos oficiais: “ora camisa é curta, ora pinto é cumprido”, mas em geral, já se deu a subida qualitativa de um nível inteiro.

Hoje todo o dia se passou na espera da guerra. De manha foi recebida a informação sobre a preparação de um ataque simultâneo, ao meio-dia, contra todos os postos de controlo do exército ucraniano. Os grupos blindados se movimentaram, os helicópteros se colocaram em prontidão combativa, colocaram-se às posições. Depois passou a informação do que a guerra começará às 15h00. Os grupos blindados, os helicópteros, todos às posições. Nada aconteceu. Agora todos esperam da (chegada danoite.  

Em geral, os combates principais se dão à noite. Como em qualquer guerra da guerrilha. Diretamente em combates com o inimigo são engajados, geralmente, as unidades especiais. Hoje à noite, UDO (Direção da Guarda Estatal), limpava a zona verde em redor do monte Karachun – o local mais problemático em Sloviansk, onde fica a torre de televisão, recentemente tomada sob controlo do exército ucraniano. A torre é constantemente alvejada à partir da zona verde. A zona é muito densa, tenho que referir. Dizem que (UDO) limpou alguns pontos de fogo e criou a zona de segurança de 5 km. Mas depois foram embora.
BTR ucraniano na zona de fábrica de ração animal (Sloviansk)
Os postos de controlo (governamentais) já são feitos como deve ser. Na fábrica de raçao animal (de Sloviansk) já não é um simples posto de controlo, é um autêntico bairro reforçado. Mas todo o dia é alvejado. Dispara “Nona”, que os separatistas tomaram ao exército um mês atrás. Dispara também um calibre grosso – no alcatrão estão os estilhaços. Há obuses do (blindado) BMP ou canhão de helicóptero – difícil de entender. Talvez ficaram desde a altura da ataque (da zona) pelo exército ucraniano.

Monte de Karachun hoje novamente foi alvejado. Nonatambém disparava.
Bandeira ucraniana na torre da TV na monte Karachun (Sloviansk)
Os combatentes (ucranianos) estão focados, com raiva e prontos para combater. Do  relaxamento passado não sobrou nada. Como em qualquer guerra – após mês ou dois, em qualquer exército ocorre a mudança psicológica, começam surgir os relacionamentos pessoais e o exército já luta nem tanto pela ordem ou a idéia, mas por si e “por aquele rapaz ao lado”.

No momento, as vias de acesso ao Sloviansk estão parcialmente fechadas. Não deixam passar as viaturas civis. Começou mais uma operação (militar). Entende-se que o exército empurrou um dos grupos inimigos ao leste do Sloviansk, cortou os seus acessos à cidade e tenta o bloquear ou empurrar mais ao leste. Provavelmente vão tentar dividir as forças inimigas através da linha Raihorodok-Mykolaivka e limpar a autoestrada Kharkiv-Donetsk. Lembro-me que há poucos dias os dirigentes da operação anti-terrorista (OAT) anunciaram o início de sua fase final em Sloviansk e Kramatorsk.

Não há relatos dos mortos ou feridos. Os médicos confirmam esta informação.

O resultado de hoje – o exército tomou o controle do cruzamento ao Krasniy Lyman e colocou lá um novo posto de controlo. Lá existe uma fábrica abandonada, um pouco mais ao longe, da onde disparam esporadicamente. Não é o armamento pesado, são lança-granadas encorporadas ou algo assim. E armas ligeiras. Não é um combate, é mais um tiroteio.

Esta noite, pela primeira vez, o exército tentou destruir artilharia do inimigo em Sloviansk. Calculava-se a localização das posições de pontos de fogo, em seguida, eram alvejados pontualmente. A decisão de mudar de tática da defensiva, se não para a ofensiva, pelo menos para a ativa e preocupada, aparentemente foi tomada pela liderança (ucraniana). Aparentemente, agora os eventos irão se desenvolver mais ativamente.

De repente, este lugar está se tornando popular. Já está cheio de jornalistas. Apareceram cá, você sabem ... Eu estou pensando em abrir o centro de imprensa da OAT. E tornar-se o seu chefe.

No café da manhã encontrei Simon Ostrovsky. Simon confirmou que ele foi detido (pelos separatistas) num posto de controlo através da denúncia-orientação.

Outro jornalista conhecido, recentemente detido em Donetsk por causa da conversa em voz alta sobre (Dmytro) Yarosh, escreve que na Administração Estatal Regional de Donetsk, ele foi levado ao gabinete marcado como “NKVD”. E lá na parede estava uma lista completa dos inimigos do povo, que deveriam ser detidos. E o meu retrato lá está em todos os pisos.
"é Arkady Babchenko: canalha ultra-liberal, pró-Ocidental, russófobo e banderista" (Donetsk)
(Risos): A foto é chamada a “natureza morta”.

Fonte:

Apoiar financeiramente Arkady Babchenko:
YandexMoney: 410 011 372 145 462
WebMoney: R361089635093
QIWI: +7 916 503 13 73
Sberbank (Rússia): 4276 3801 0488 9691
MasterCard, VISA e Maestro: 4276 3801 0488 9691
Mandar o crédito ao número +7 915 237 41 78 (MTS)
PayPal: babchenkoa1@gmail.com

Sem comentários: