quinta-feira, maio 01, 2014

1º de maio na Rússia: Back in USSR

Pela primeira vez desde a queda do comunismo na URSS, as organizações sindicais, laborais, afetos à esquerda receberam a permissão de passar em marcha pela Praça Vermelha em Moscovo. O resultado foi igual de sempre: exortação do Stalin e Beria, slogans racistas contra Obama, propaganda anti-ocidental e anti-ucraniana (FOTOS).

"Macaco preto orelhudo tentando mandar no mundo!"
Um dos mais visados foi Barack Obama, os ativistas anti-americanos, anti-ocidentais e anti-ucranianos foram unânimes na condenação da posição dos EUA em apoio à Ucrânia. A sua posição foi resumida no slogan abertamente racista: "Macaco preto orelhudo tentando mandar no mundo!" (FOTOS).

Bandeira e hino da Ucrânia proibidos

No centro de Moscovo, na rua Tverskaya, a polícia de choque prendeu os ativistas pacíficos que segurando a bandeira da Ucrânia, cantavam o hino ucraniano. Como informa OVD-info nessa ação participaram 9 cidadãos, 4 deles foram levados à esquadra de polícia e mais tarde libertados. Os ativistas são acusados de resistência à polícia e violação da ordem pública durante a ação cívica.

Comício em São Petersburgo

Em São Petersburgo foi organizada a marcha anti-guerra e pró-Ucrânia, gerida pelos ativistas do partido “Yabloko” e “Petersburgo Democrata”. A marcha foi animada pelas canções pop-rock ucranianas, repertório das bandas “Okean Elzy” e “VV”; o hino da Ucrânia.

Nas vésperas, foi notificado que os participantes na marcha vão se manifestar contra a política imperial do Kremlin e contra a histeria militarista imposta pelo poder atual à sociedade russa, ligados à anexação da Crimeia, escreve uapress.info
"Anti-fascistas" anti-ucranianos de São Petersburgo se manifestam livremente...
Mais tarde, nas suas de São Petersburgo foram vistos aqueles que odeiam Ucrânia, nas suas viagens ao leste ucraniano a imprensa russa costuma os chamar de antifascistas. Não há informações sobre as detenções destas criaturas, nem sobre as apreensões das suas bandeiras neo-nazis pela polícia russa...

Sem comentários: