sábado, dezembro 04, 2010

Apologia dos janízaros

Fiquei boquiaberto com o conselho que o presidente de Israel Shimon Peres deu aos ucranianos durante a sua visita a Ucrânia: “Esquecem a história, história não é importante de tudo”.

Durante a palestra pública “Desafios Políticos e Económicos na Era da Globalização”, preferida em Kyiv, o presidente de Israel disse que aconselha aos ucranianos não se concentrar na história da Ucrânia e deixar essa questão para os cientistas.
.
Se me perguntassem o que aconselhar a Ucrânia, eu diria: esquecem a história, a história não é importante em tudo. ... Vocês não serão capazes de não repetir os erros do passado, vocês apenas cometerão os novos” – disse Shimon Peres.

O presidente de Israel se encontra na Ucrânia com uma visita de Estado. Em Kyiv Sr. Peres também honrou a memória das vítimas judaicas de Babi Yar.


Blogueiro

O Império Otomano raptava as crianças cristãs capturadas em batalha, levava as como escravas e convertia ao Islão. Eram os famosos janízaros, a elite do exército dos sultões otomanos.

Pelo contrário, o Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko falando sobre Holodomor disse uma frase muito importante: “Não podemos esquecer o passado, pois é a única garantia do que as tragédias como Holodomor não se repetirão no futuro”.

Ver os cartazes sobre Holodomor

Sem comentários: