A luta do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA) contra dois impérios totalitários: Alemanha Nazi e União Soviética; é uma das páginas pouco conhecidas da história da II G. M.
Usando a linguagem estritamente documental, gostaria de apresentar um dos relatórios secretos dos partisanes soviéticos, enviado para o Moscovo em 1943.
ABSOLUTAMENTE SECRETO
Ex. №
RESUMO
do relatório de inteligência do estado – maior da guerrilha da região de Kamianets-Podilskyi № 7
1 de Junho de 1943. Mapa de 1:100 000, fazenda Horohoviy
Cidade de Slavuta
Nas florestas dos distritos de Ostroh, Shumsky e Mizochski os nacionalistas intensificam as suas acções contra os alemães. Até 60-70 carroças saem às emboscadas e diferentes operações. Bombardeiam os partisanes (soviéticos) e fazem as emboscadas. Decorre o treino militar dos ucranianos mobilizados, até com as canções. Em aldeias maiores se realizam os comícios a propaganda, direccionada para a luta contra os alemães e (contra) o poder soviético, obrigam organizar os postos sanitários.
A polícia polaca, ao serviço dos alemães, foi provocada para se manifestar contra os nacionalistas. Nas aldeias Khoriv, Verkhiv, Rozvazh é observado o movimento (dos nacionalistas) para o Leste, foi invadido o centro distrital de Lyahovtsy e bombardeado Puzhne. Os nacionalistas penetram na floresta de Slavuta. Na região de Ostroh (na área da antiga fronteira soviética) estão estacionadas 2 – 3 grupos (kurin) dos nacionalistas.
Nas aldeias Dorohoscha, Yalvonyn do distrito de Pluzhske, bem como Strihany e outros vilarejos no distrito de Slavuta foram colados os folhetos nacionalistas.
Correcto: Assinatura
Cópia. Texto dactilografado.
Sem comentários:
Enviar um comentário