segunda-feira, abril 14, 2008

Ucranianos entre Brasil e Paraguai

Recentemente, o Embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Volodymyr Lákomov, visitou a Central Hidroeléctrica de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Durante a sua visita, Embaixador “descobriu” vários trabalhadores de descendência ucraniana, dos dois lados da fronteira.

Resgatando suas raízes e exercitando orgulhosamente o idioma dos ancestrais há décadas conservado, os empregados da Itaipu descendentes de ucranianos receberam com entusiasmo, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o Embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Volodymyr Lákomov, quando este visitou Itaipu, recentemente. Miguel Zydan Sória, da Assessoria de Planeamento Empresarial, Pedro Prybicz, da Divisão de Manutenção Electrónica, e Pedro Lylyk, que trabalha da Divisão de Operação do Sistema.

Miguel Z. Sória fez um levantamento e constatou a existência de nove descendentes de ucranianos no quadro de empregados da Itaipu. Mas reconhece que esse número pode ser maior. "Se alguém ficou de fora pode me avisar", disse.

O paraguaio Lylyk domina o idioma ucraniano e levou ao CRV a relíquia que o ajuda a enriquecer seu vocabulário: um dicionário ucraniano – espanhol editado há mais de 70 anos. Vindos da Ucrânia, seus pais chegam em Encarnación, no Paraguai, em 1937. Para Sória, a presença do embaixador na hidroeléctrica teve um significado especial. "Ela valoriza a nossa cultura e ajuda a reforçar a binacionalidade da Itaipu, que tem descendentes de ucranianos em ambas as margens", ressaltou.

Brasil
- Eron Marcio Nyznyk
- Eugenia Hanchuk
- Florence Serpa Antoniuk Paganini
- Miguel Augusto Zydan Sória
- Pedro Prybicz
- Vera Lucia Graniska Ingeinczaki

Paraguai
- Andres Ivasiuten Havrelechen
- Pablo Gorejko Dmitruk
- Pedro Chudyk Lylyk

Fonte:
http://www.pessoal.cefetpr.br/ucrania/descendentes_ucranianos.html

Sem comentários: