quarta-feira, novembro 30, 2022

Oposição russa: entre o plano Marshall e plano Morgenthau

A autoria do texto é do ex-presidente da Estónia, Toomas Hendrik Ilves (2006-2016), o texto, absolutamente realista, é uma joia.

1. Parem de ser tão narcisistas. Não falem do "Plano Marshall" para a Rússia, quando aqueles que terão que financiá-lo leem todos os dias sobre novas atrocidades (russas)na Ucrânia.

2. Não chamem os ocidentais de "nazis" porque eles não querem que os russos vão aos seus países. Temos visto muito mau comportamento (por parte dos russos na Europa), ataques e até violência contra refugiados ucranianos e grafiti com a letra "Z" nas paredes de catedrais milenares para tolerar isso.

3. Não nos ameacem com cenários de terríveis infortúnios em caso de recusa em ajudá-los financeiramente. Isso se chama chantagem. Ninguém gosta que lhe exigem dinheiro.

4. Mostrem alguma responsabilidade e remorso pelos crimes da Rússia. "Não fomos nós" não funciona quando todos sabemos que o Liberal nº 1 (Navalny) chamou os georgianos de "roedores" e justificou a anexação da Crimeia.

5. Condenem a guerra contra a Ucrânia (sempre e toda vez que você escrever ou falar.)

6. Condene os séculos de violência, imperialismo e colonização dos vizinhos da Rússia e declare que você entende que a história impõe obrigações especiais a qualquer futura Rússia.

7. Afirmem repetidamente, até que vocês mesmos comecem a acreditar, que a Rússia como país não tem nenhum direito especial.

8. Que a sua "cultura", por maior que tenha sido, não pode servir de indulgência e não lhe dá nenhum privilégio especial (cópia da mensagem - aos governos da Alemanha e da França).

9. Não mencione a teoria convincentemente refutada de que o Tratado de Versalhes levou a Hitler. Foi um truque alemão de relações públicas. Seu próprio autor, Keynes, mais tarde se arrependeu de ter defendido essa posição.

10. Entenda que seu caminho para a família dos países civilizados, que são levados a sério, será longo e espinhoso. Serão observado de perto, e talvez mais de perto, por aqueles a quem vocês mais oprimiram.

11. Entendam que existem vários países no mundo maiores que a Rússia que nunca cometeram crimes tão terríveis quanto os russos cometeram contra seus vizinhos. Esses países merecem mais atenção e ajuda do que vocês.

12. *Nunca* e eu quero dizer *nunca* reclamem, "Mas os russos sofreram mais." O que você fazem ou fizeram à si mesmos é um problema vosso. O que vocês fizeram com todos os outros, desde os japoneses ao longo de suas fronteiras até a Finlândia, é uma questão nossa. Quer vocês gostem ou não, aqueles que não foram expostos aos seus crimes acabarão por ter menos voz do que aqueles que foram.

13. Percebam também que antes que qualquer "Plano Marshall" possa ser discutido:

13A. Ucrânia precisa ser reconstruída. Vocês serão obrigados a participar desses esforços sem ter direito a voto.

13B. Vocês serão obrigados a participar ativamente na captura e entrega ao exterior para julgamento de milhares de seus criminosos de guerra, do menor ao maior. E este trabalho será realizado com a participação direta de investigadores e da polícia ucraniana. Na vossa terra e nos vossos arquivos.

14. De qualquer forma, todos os itens acima devem ser feitos se você deseja obter o "Plano Marshall".

É hora de encarar os fatos - esta é uma conversa dura e fria sobre a responsabilidade como a entendemos - aqueles que terão que pagar por qualquer "plano".

Se você não gosta disso, há sempre o plano americano alternativo do pós-guerra que Roosevelt vetou, conhecido como Plano Morgenthau. Procurem o que é.

O terrorismo russo no exterior

No dia 30 de novembro na embaixada da Ucrânia em Madrid ocorreu uma explosão, ferindo o chefe da segurança de embaixada, que manuseava uma carta armadilhada, informou o Ministério do Interior da Espanha na quarta-feira. O indivíduo ficou levemente ferido e está sendo tratado no hospital, enquanto a polícia está investigando, disse o ministério.

Ler mais

A Ucrânia aumentou a segurança em todas as suas embaixadas em resposta.

A polícia espanhola diz que é muito cedo para saber se a explosão ocorreu quando o funcionário da embaixada tentou abrir um envelope ou simplesmente o moveu. O porta-voz do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleh Nikolenko, disse que ninguém mais ficou ferido e que o ministro Dmytro Kuleba "emitiu uma instrução urgente para aumentar a segurança em todas as embaixadas ucranianas no exterior" após o incidente.

Sem comentários: