quarta-feira, janeiro 05, 2022

Os protestos em massa no Cazaquistão: derrube da ditadura

No Cazaquistão eclodiram os protestos em massa, desencadeados pelo forte aumento do preço dos combustíveis, em seguida, se transformando em protesto geral contra o atual regime no poder.

Protestos decorrem em várias cidades. Na antiga capital, Almaty, a residência do presidente do Cazaquistão e do edifício Akimat (município/prefeitura) foram ocupados e queimados, em Aktobe, houve os tiros e explosões nas ruas, há feridos e mortos entre os manifestantes e polícias, os manifestantes ocuparam o edifício da TV “Mir-24” e exigem o direito de antena. A cidade de Almaty praticamente está livre de forças de segurança nas ruas.

O derrube da estátua do ditador light Nursultan Nazarbayev

Além disso, o ditador Nursultan Nazarbayev deixou de ser presidente do Conselho de Segurança do Cazaquistão, a posição que ele pretendia ocupar de forma vitalícia. Este posto foi abraçado pelo atual presidente Kassym-Jomart Tokayev. As teorias de conspiração apontam a remoção de Nazarbaev como o propósito real dos protestos. 

Edifício do Município de Almaty


Manifestantes em Almaty usam os escudos que arrancaram das polícias

Edifício do Município de Almaty

Polícia antimotim nas ruas das cidades cazaques

O que se sabe sobre a situação em Almaty e outras cidades do Cazaquistão no momento:

 - manifestantes em Almaty ocuparam a residência do presidente, este abandonou o edifício. Muitos manifestantes estão armados com armas de fogo;

 - no centro da cidade, os manifestantes queimaram os carros da polícia e alguns carros particulares ligeiros;

 - o edifício do Departamento da Polícia Almaty foi ocupado pelos manifestantes;

 - alguns/muitos manifestantes, de acordo com a mídia, são agressivos para com os jornalistas que filmam os protestos;

 - alguns grupos de manifestantes estão se mudando para ocupação do aeroporto de Almaty;

 - o aeroporto da cidade de Aktau já suspendeu as operações;

 - na capital Nur-Sultão, o edifício da administração de capital é cercado por policiais;

 - os residentes da capital do Cazaquistão estão levantar maciçamente dinheiro das ATM, já que os pagamentos via POS não funcionam devido à falta da Internet. 



As barricadas erguidas pelos manifestantes


Os populares levam os pneus para a construção das barricadas 

O poder colocou nas ruas as mais diversas unidades de polícia antimotim. Parte dos polícias foi desarmada pela população, existe polícias e membros da Guarda Nacional que passaram ao lado dos manifestantes.

As exigências económicas são: redução dos preços de combustíveis e dos alimentos; reduzir a idade da reforma/aposentadoria para 58-60 anos, aumento de salariais mínimos e de reformas/pensões mínimas; aumento os benefícios às famílias que possuem crianças; abolição da taxa de lixo e de pagamento/pedágio das autoestradas; fecho de todas as subsidiárias das empresas nacionais.

As exigências (na sua maioria económicas) dos manifestantes

Exigências políticas: resignação completa do governo (já foi anunciada a demissão completa do Governo); libertação de todos os detidos e prisioneiros presos no decorrer das manifestações; diminuição dos poderes do Presidente, criação de um governo temporário, convocação de eleições livres e justas no país.

Como podemos ver os eventos no Cazaquistão em franco desenvolvimento e ainda é impossível de dizer como tudo terminará…

Blogueiro: o presidente Tokayev acabou por pedir aos estados da ODKB (Organização de Acordo de Segurança Coletiva composta pela Federação Russa e os seus aliados) para enviar as tropas para ajudá-lo a lidar com os cidadãos que se rebelaram contra o seu regime. Estamos à um passo de repetição de ocupação e esmagamento comunista de Budapeste em 1956 ou Praga em 1968, efetuado pelosas tropas do Pacto de Varsóvia. 

Por outro lado, o eventual uso de tropas russas no Cazaquistão reduzirá a tensão na fronteira ucraniano-russa. Pois eles serão forçados a usar as tropas que estão ameaçando Ucrânia. Automaticamente isso aumentará drasticamente as chances ucranianas de se aguentar. Mas é uma outra história…

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o Lukashenko cazaque termine ao estilo Ceausescu.

Anónimo disse...

http://ukrpohliad.org/news/dmytro-yarosh-golovne-shhob-kazahski-povstantsi-ne-jshly-na-kompromisy-z-prokremlivskym-rezhymom.html