sábado, julho 10, 2021

A saga histórica ucraniana “E haverá gente”

A mini série histórica ucraniana está disponível no YouTube, com 12 episódios, que contam as histórias dramáticas da Ucrânia e dos ucranianos que se passam na região de Poltava, entre 1901 e 1932.

Não recomendamos aos menores de 18 anos, porque tem muitas cenas de violência, mostra desde o período czarista, passando pelo golpe bolchevique de 1917 e as ondas do terror comunista, até o Holodomor de 1932-33. 

Foi um período extremamente conturbado e dramático da história da Ucrânia, a situação mostrada na série explica os motivos da saída em massa dos imigrantes e, possivelmente, a tristeza sentida por todos os que deixaram o seu país natal, para nunca mais o ver. E a tragédia dos que optaram por ficar, passando por repressões comunistas, expurgos, Holodomor e todos os outros horrores que se abateram sobre Ucrânia. Vale a pena para quem gosta de história e cultura ucraniana e das tradições que a emigração ucraniana trouxe ao Brasil e ao Paraná. 

A série está em ucraniano e só tem a opção de legenda em inglês, mas dá para colocar a tradução da legenda de cada episódio para português. 

Ver a série no YouTube:

Sem comentários: