sexta-feira, maio 08, 2020

Ucrânia recorda solenemente o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa

Em 8 de maio, no 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, o Congresso Mundial dos Ucranianos (CMU/UWC), juntamente com a comunidade internacional, recorda solenemente a memória de milhões de vítimas e oferece eterno agradecimento à todos aqueles que deram as suas vidas em defesa do mundo livre.

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939 com a invasão e divisão nazi-soviética da Polónia, tornou-se a guerra mais violenta da história da Humanidade. Seu preço é incalculável: mais de 8 milhões de vidas foram perdidas apenas na Ucrânia, mais de 2 milhões de ucranianos foram lavados aos trabalhos forçados. Hoje prestamos homenagem aos milhões de ucranianos que lutaram de forma brava na Segunda Guerra Mundial, incluindo mais de 250.000 ucranianos e ucranianas que serviram nas forças armadas aliadas da Polónia, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá. Estamos em dívida eterna para com eles.

Sobrevivendo entre os dois impérios totalitários e mortais de Hitler e de Estaline, o povo ucraniano lutou corajosamente contra os dois regimes de ocupação. O fim da Segunda Guerra Mundial não trouxe paz e liberdade à Ucrânia. Em vez disso, a União Soviética estalinista novamente trouxe a opressão e tirania à Ucrânia e aos muitos outros povos escravizados da Europa Central e Oriental. Por mais de quatro décadas, Ucrânia foi forçada a continuar a sua luta contra o regime soviético, que privou o povo ucraniano do direito fundamental à uma vida livre.

Hoje, o povo da Ucrânia é novamente forçado a lutar por sua terra e liberdade, enquanto a Rússia tenta subjugar Ucrânia ao seu poder imperial. A Rússia, a atual agressora, está tentando usar os símbolos da Segunda Guerra Mundial para justificar e glorificar a ocupação da Crimeia e invasão do leste da Ucrânia. Por meio de campanhas de propaganda estatal, tais como o dito “regimento imortal”, a Rússia está tentando apresentar o totalitarismo soviético de uma forma positiva, branqueando os horríveis crimes do comunismo soviético e criar um culto da suposta vitória estalinista soviética da Segunda Guerra Mundial, usando este tipo de propaganda para justificar a guerra de ocupação da região ucraniana de Donbas.

“Homenageando as milhões de vítimas da Segunda Guerra Mundial e à memória daqueles que lutaram pelo mundo livre, o CMU/UWC exorta a comunidade internacional de aprender com as lições da história. Não devemos tentar apaziguar um tirano moderno que está tentando reconstruir o império russo”, afirmou Pavlo Grod, presidente do CMU/UWC. – “No decorrer dos eventos solenes, os ucranianos, juntamente com outros povos da Europa Oriental e dos Países Bálticos, vão recordar o legado sangrento de Estaline e os diversos crimes da União Soviética, verdadeira cadeia dos povos, outrora escravizados”.

Sem comentários: