sexta-feira, maio 07, 2010

PACE reconhece o Holodomor

Numa resolução adoptada no dia 28 de Abril último, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) condenou firmemente “as políticas cruéis do regime estalinista”, que desencadearam a Grande Fome, em 1929, nas áreas produtoras de cereais da ex – União Soviética, culminando em 1932-1933.
.
PACE “rejeita decididamente qualquer tentativa de justificar essas políticas mortais, por qualquer meio”, para os parlamentares, essas políticas foram deliberadamente conduzidas pelo regime soviético, e são comparáveis à um “crime contra a humanidade", porque levaram à morte de “milhões de pessoas inocentes em Belarus, Cazaquistão, Moldova, Rússia e Ucrânia, que eram partes da União Soviética”. A Assembleia sublinha que, na Ucrânia, que sofreu mais, estes trágicos acontecimentos são referidos como Holodomor (fome politicamente motivada) e são reconhecidas pela legislação da Ucrânia como um acto de genocídio contra os ucranianos.
.
Embora esses eventos podem ter particularidades em diferentes regiões, como é apontado no relatório da Mevlüt Çavusoglu (Turquia, EDG), os resultados foram os mesmos em toda a parte: milhões de vidas humanas foram sacrificadas para o cumprimento das políticas do regime estalinista. PACE recomenda que se estabeleça uma verdade plena, não tendenciosa, nem politizada sobre esta tragédia humana, e que essa verdade se torna pública. A Assembleia congratula-se com o importante trabalho já realizado em Belarus, Cazaquistão, República da Moldova, Rússia e, em especial na Ucrânia, a fim de facilitar o acesso aos arquivos, e insta com as autoridades competentes desses países para abrir todos os seus arquivos e facilitar o acesso dos mesmos para todos os pesquisadores, inclusive de outros estados.

O original de Resolução:
http://assembly.coe.int/ASP/NewsManager/EMB_NewsManagerView.asp?ID=5503&L=2

O original do texto adoptado:
http://assembly.coe.int/Main.asp?link=/Documents/AdoptedText/ta10/ERES1723.htm

O Extermínio dos Ucranianos pela Grande Fome:
http://www.youtube.com/watch?v=4DH9Qntlq2U

Ver o filme Katyn (versão integral legendada em português):
http://video.google.com/videoplay?docid=-2080155985610903776

Obrigado ao Dr. Luís M. Ribeiro (Portugal)

Sem comentários: