terça-feira, maio 18, 2010

FEMEN contra urso russo

O movimento feminino ucraniano FEMEN expressou o seu protesto contra a política pró – russa do presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich, cujas prioridades não são “os direitos e liberdades dos cidadãos ucranianos”, mas os interesses do “odioso irmão mais velho”.

O protesto foi organizado no âmbito da visita de Dmitry Medvedev a Ucrânia, no clima do forte receio que essa conduzirá a uma maior “russificação” política e económica do país. FEMEN receia que “as síndromes totalitárias e patriarcais do Viktor Yanukovich e da sua equipa”, demonstradas imediatamente após as eleições presidenciais, bem como a recente “negociata de Kharkiv” ameaçam “o futuro da democracia ucraniana”. FEMEN também compara os recentes acordos com a Rússia, ao casamento “no estilo asiático”, quando “procuram para a Ucrânia um marido rico”, preparando o país para um “papel decorativo e não decisivo”.

FEMEN acredita que a aproximação da Ucrânia à Rússia é uma ameaça aos interesses das mulheres ucranianas, que estão apenas começando a sentirem-se como mulheres europeias livres. Toda a dinâmica de relações russo – ucranianos demonstra, no entender do FEMEN, que Yanukovich “não está preocupado com as liberdades de mulheres ucranianas”, mas é “fascinado por ambições predatórias dos homens do Kremlin”.

“A expansão da Rússia na Ucrânia é preocupante não só pela perda de direitos e liberdades civis, mas também é um retorno do despotismo patriarcal soviético. Para as mulheres ucranianas a liberdade tem o cheiro de perfume francês, não cheiro de botas militares. Nós não permitiremos que o nosso país e as mulheres ucranianas fiquem à mercê do urso russo!" – disse Anna Hutsol, a líder do movimento.

Mais informação, fotos e vídeo no blogue do movimento.

Sem comentários: