terça-feira, julho 29, 2008

VeriChip: ameaça ou solução?

Ontem, no programa “Grande reportagem”, produzida pelo televisão portuguesa SIC, mas transmitido pela TV RTP África, vi uma reportagem sobre VeriChip e fiquei entusiasmado / apreensivo com as potencialidades do mesmo.

VeriChip é um chip RFID da Verichip Corporation, uma subsidiária da Applied Digital Solutions (agora Digital Angel), para identificação por rádio – frequência.

Esse tipo de chip é usado actualmente nos Estados Unidos, México, Venezuela, Itália, Espanha, Suíça e vários outros países. É implantado nas pessoas (debaixo da pele) para tratamento médico, localização e monitoramento por questões de segurança (controlo anti – raptos, permissão de acesso a lugares restritos), etc.

Ele pode armazenar informações médicas, financeiras, pessoais, etc., sobre o portador do dispositivo, como o grupo sanguíneo, alergias ou doenças crónicas, histórico de medicamentos do paciente, número de carta de condução, endereço pessoal, entre outros.

Recentemente foi testada nas cães em algum lugar da China a possibilidade de detectar as pessoas – portadores do chip através do sistema GPS.

1 comentário:

Norman disse...

Ну давайте!