quinta-feira, julho 17, 2008

Nelly Furtado em Kyiv

Em dois dias da sua permanência em Kyiv, Nelly Furtado aprendeu algumas palavras em ucraniano, aprovou a cozinha nacional, comprou a garrafa de horilka, visitou um dos clubes nocturnos da capital e deu o concerto no Centro Internacional de Exposições.

Gravida no quarto mês, Nelly levou à Ucrânia uma parte da sua família, além da sua filha de 4 anos, que era constantemente protegida contra os fotógrafos, a sua cara até era tapada com um notebook.

Alojada no “Premier Palace”, hotel de 5 estrelas, Nelly também foi passear na avenida Hreshatyk e visitou clube nocturno “Arena”, onde dava autógrafos e tirava fotos com fãs. Organizadores notaram, que Nelly não é muito exigente, ela apenas pede para não lhe servirem carnes vermelhas, algo que nunca come.

Durante a conferência de imprensa, Nelly tentou falar ucraniano, as palavras “pryvit” (Olá) e “dyakuyu” (obrigado), saiam quase na perfeição.
- Estou aqui pela primeira vez e gosto do ambiente. Como dizer em ucraniano, - horilka (vodka ucraniana) e varenyky (raviole ucranianos)? Em Canada há muitos emigrantes da Ucrânia, por isso eu já muito tempo me interesso pela história do vosso país. Quero dizer, que nunca lia nada mais cativante!

Em Canada Nelly Furtado tem amigos e conhecidos de origem ucraniana, na sua juventude ela até aprendeu as danças tradicionais da Ucrânia. Nelly disse que irá trazer como lembrança a garrafa de horilka ucraniana, pois ouviu dizer que está é melhor do que a vodka russa (a bebida preferida dela é cocketail de “Red Bull” com a vodka). Alem disso, Nelly disse que gostaria de receber como prenda a música ucraniana e livro de receitas da cozinha tradicional da Ucrânia. Mais tarde, Nelly Furtado experimentou a comida ucraniana e adorou: “É muito saboroso”, - disse a cantora. Nelly Furtado também achou que Kyiv é uma cidade maravilhosa, “na Ucrânia se sente um espírito de liberdade”, - afirmou ela.

O concerto começou pela banda ucraniana “Gorchitza Live Project” (revelação do ano 2007), Nelly atrasou-se por apenas 30 minutos, facto perdoado por mais de 8.000 fãs, que pagaram entre 150 à 5.000 UAH (31 – 1042 USD). Nelly começou por felicitar o público com a frase “Pryvit, Ukrayino!” (Olá, Ucrânia!) e “Eu te amo, Ukraine!” Durante a performance da música “Força”, hino oficial do “Euro – 2004”, algumas bolas de futebol foram lançados ao palco. Cantora deu alguns toques, depois chutou os para o público. Em alguns das músicas, Nelly acrescentou os motivos de outras composições, a sua música “Say It Right”, recebeu os toques da canção “Smells Like Teen Spirit” da “Nirvana”. Concerto em Kyiv foi encerrado com a composição “All Good Things”.

O patrocinador principal do concerto em Kyiv era operador de telecomunicações móveis DJUICE, que antes já organizou os concertos ucranianos dos “The Chemical Brothers”, “Black Eyed Peas”, Moby, “Planet Funk” e “Apollo 440”.

O concerto em Kyiv pôs o ponto da sua digressão europeia, após a Ucrânia, Nelly Furtado irá à Canada, depois planeia descansar na Inglaterra e Grécia. A seguir, começará trabalhar num novo álbum, que será cantado em espanhol.

Fontes em ucraniano:
http://5.ua/newsline/182/0/52175
http://novynar.com.ua/showbiz/32011

Ver reportagem sobre o concerto:
http://news.1plus1.ua/glamur/shou-biznes/nelli-furtado-u-kiyevi-video.html

Sem comentários: