quinta-feira, julho 10, 2008

Ucranianos da Kuban

Quem não gosta da Ucrânia, normalmente é tentado a dizer que a língua ucraniana “não existe”, que “nunca existiu” e a língua usada por ucranianos em todo o mundo é “uma mistura entre russo e polaco”, ou até o idioma “inventada na Austo – Hungria”, etc.

Ultimamente também é usado um outro chavão: “ucrainização da Ucrânia põe em perigo a qualidade do ensino da língua russa na Ucrânia”. Ideia dos chauvinistas é dubiamente simples, provar que eles próprios falam mal russo e/ou ucraniano, porque o ensino escolar falhou por causa da língua ucraniana (sic).

No entanto, na região de Kuban, onde ao longo dos séculos viviam os ucranianos étnicos e onde a vida ucraniana foi gradualmente extinta pelos ordens do Stalin à partir dos finais de 1929, os descendentes dos cossacos ucranianos já 200 anos falam ucraniano, sem nenhum apoio estatal. Aqui não existem as escolas ucranianas, nem rádio, TV ou jornais. A língua ucraniana vive nas canções e nas gerações mais idosas. Mas nenhum político tão preocupado com a “ucrainização da Ucrânia”, já não mostra essa preocupação em relação à Kuban. Embora temos que recordar, que a Ucrânia também fez pouco, para salvaguardar os seus. Não vamos esquecer que a língua é o mercado, mas se o estado ucraniano não consegue, realmente, ucrainizar a própria Ucrânia, como pode pensar em Kuban ou no Brasil.

Durante o Holodomor dos anos 1932 – 1933 Kuban também foi um dos territórios atingidos pela Grande Fome.

Vídeo:
http://stb.ua/e107_plugins/videotv/videoview.php?view.6339

Bandeira dos ucranianos do Don & Kuban:
http://hai-nyzhnyk.mylivepage.com/

Sem comentários: