segunda-feira, novembro 21, 2005

Ucrânia abre a embaixada em Angola

Numa ofensiva diplomática sem precedentes, a Ucrânia voltou a sua atenção para a África, abrindo várias novas embaixadas no continente: em Angola, Etiópia e Quénia. Hoje queremos apresentar a embaixada em Angola, a primeira, num país africano lusófono.

A Embaixada começou funcionar em Setembro do 2004 e no dia 30 de Setembro de 2005 o Embaixador Plenipotenciário e Extraordinário da Ucrânia, Sua Excelência Sr. Volodymyr Lakomov, entregou as cartas de acreditação ao Presidente angolano Eng. José Eduardo dos Santos. Infelizmente, neste momento o pessoal diplomático ucraniano está extremamente reduzido. Com a chegada no dia 8 de Outubro de 2005 de uma pessoa que se ocupará dos assuntos consulares, o número dos diplomatas ucranianos passará apenas para três. No próximo ano, a embaixada tem os planos para passar a funcionar num edifício próprio, já que neste momento, todas as actividades decorrem na residência do embaixador.
A comunidade ucraniana em Angola divide-se em dois grandes grupos: os especialistas que trabalham no país sob contractos duradouros e os membros das famílias mistas, que foram constituídas entre as cidadãs ucranianas e os angolanos que estudaram na Ucrânia.

Quem é o 1º embaixador da Ucrânia em Angola
Volodymyr Lakomov, atualmente o Embaixador da Ucrânia em Paquistão
Volodymyr I. Lakomov nasceu em 1958 na cidade de Luhansk (Ucrânia) numa família de classe média, o pai era engenheiro - geólogo e a mãe medica oftalmologista.

Em 1981 foi graduado pela Faculdade das Relações Exteriores e do Direito Internacional da Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kyiv (Ucrânia), especializando-se em relações económicas internacionais.

Entre 1981 à 1995 trabalhou no sistema do Comité Estatal ucraniano do turismo estrangeiro e no escritório central do Banco Estatal Agro-pecuário “Ukrayina”.

Desde 1992 é funcionário do Comité Estatal do apoio ao empreendedorismo e da Agência do desenvolvimento e investimento estrangeiro.

Em 1995 – 1996 tornou-se o Vice – Director da Agência da ajuda técnica à Ucrânia, em 1996 – 97 era Chefe do Departamento de Investimentos da Agência Nacional da Ucrânia de Reconstrução e Desenvolvimento.

Entre 1997 à 2002 é Conselheiro das questões da cooperação económica da Embaixada da Ucrânia no Brasil, onde se ocupava das questões ligadas a cooperação bilateral nas áreas da indústria aeroespacial, maquinaria pesada e energia.

Entre Abril de 2002 à Março de 2003 – trabalhou nas estruturas centrais do MNE da Ucrânia – era Vice – Director do Departamento da cooperação económica, Embaixador para as questões especiais.

Em Março de 2003 foi nomeado como Embaixador Plenipotenciário e Extraordinário da Ucrânia na República de Angola.

As metas da sua Embaixada são: desenvolvimento do dialogo político entre os governos da Ucrânia e da Angola, o apoio ao desenvolvimento comercial e económico, apoio à realização dos projectos Join Venture em Angola nas áreas da construção automóvel e naval, aviação, agro-pecuária, cooperação técnico – militar, educação, medicina, cultura, defesa dos interesses dos cidadãos ucranianos, que vivem e trabalham na República de Angola.

Volodymyr Lakomov é Conselheiro diplomático da 1ª classe.
Os seus hobbies: ski, estudos históricos.
Casado, pai de dois filhos.

Neste momento as funções do Cônsul e do Encarregado de Negócios da Ucrânia em Angola e Moçambique são desempenhados pelo Sua Excia. Sr. Pavló V. Kostetskiy. 

EMBAIXADA DA UCRÂNIA NA REPÚBLICA DE ANGOLA
Chancelaria: Rua Companhia de Jesus, 35 – Bairro Miramar – Luanda
Horário: de Segunda - à Sexta – Feira das 9-00 às 16-00
Telefones: +244 222-447492, +244 912-337287, +244 912-340426
Fax: +244 222-448467
E-mail: emb_ao@mfa.gov.ua

26 comentários:

Anónimo disse...

Minhas Saudações
Eu chama-me Fernando Carlos de Sousa, sou angolano e vivo em Angola.
Sou finalista do ensino medio do curso ciênçia fisica e biologica na escola 7055 do cazenga,tendo como media final 13 valores, venho por este meio a pedir informação a embaixada dos documentos necessário para ir estudar na Ucrania por conta propria na
universidade tecnica de estado de dombass no curso de engenharia de Informática. Este é o meu email: fernando-de-sousa@hotmail.com. Obrigado pela atenção e agradeceria se me mandassem por via email.
Data: 04 de junho de 2011

Jest nas Wielu disse...

Estimado Sr. Fernando Carlos de Sousa,
Para obter este tipo de informação aconselhamos o contactar a Embaixada da Ucrânia em Angola ou então a Universidade Nacional Técnica de Donetsk: (http://donntu.edu.ua/index.php?lang=eng),
Endereço:
Ucrânia, 83001, Donetsk, Av. Artema, Nr. 58,
Tel.: + 380 (62) 301-07-09
E-mail: info@dgtu.donetsk.ua
Comissão de Admissão:
Ucrânia, 83001, Donetsk, Av. Artema, Nr. 58, Apt. 212
Tel.: + 380 (62) 301-08-89, 304-01-08
E-mail: pk@dgtu.donetsk.ua
Informação para os estudantes estrangeiros:
strelnik@iic.dgtu.donetsk.ua

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Meu nome eh Edson Jair Vera - Cruz Moreira, tenho 23 anos, nasci na Ucrânia, tenho cédula que demonstra a cidade d Kharkov, queria saber como posso obter a minha nacionalidade ucraniana, porque quero ter essa nacionalidade para poder ir viver na ucrania, trabalhando e estudando, estou em Cabo Verde nesse preciso momento, me enviem um email para edvemoreira 12@hotmail.com, agradeço pela vossa atenção

Atenciosamente
Edson Moreira

Jest nas Wielu disse...

Informação GERAL sobre a cidadania ucraniana pode ser encontrada aqui:
http://www.ukrchicago.com/consular/
citizenship_ua.html
No caso quando um dos pais é de nacionalidade ucraniana:
http://www.ukrchicago.com/consular/
citizenship_ua.html#07
Para esclarecer outras questões entrem em contacto com o Consulado ucraniano mais próximo.

Anónimo disse...

Minhas saudações
Eu sou estudante bolseiro para Ucrania, e a embaixada da ucrania em angola, nesta época do fim de ano 2011 encontra-se fechada, gostaria de saber se há uma data prevista para a reabertura da embaixada da Ucrania em angola, porque os estudantes angolanos bolseiros para ucrania estão sem visto de entrada para aquele país.
O meu muito obrigado. Aguardo uma resposta.

Anónimo disse...

Minhas saudações
Eu sou a Luzia Soares e escrevo a partir de Angola.
É empoca de fim de ano 2011 e a embaixada da ucrania em engola encontra-se fechada.
Gostaria de saber se em 2012 há uma data prevista para a reabertura da embaixada da ucrania em angola.
O meu muito obrigado

Jest nas Wielu disse...

Estimados, amigos, neste momento não temos os dados sobre a reabertura da embaixada da Ucrânia em Angola, todas as questões consulares podem ser esclarecidos com o Chefe do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Sr. Andriy V. Oliferov, tel. 00 380 44 238 15 15, e-mail: cons@mfa.gov.ua

Anónimo disse...

ola eu sou um dos candidatos seleccionados a bolsa de estudo 2011-2012 para a ucrania e gostaria de saber se a ida do senhor consul de regresso ao seu pais foi mesmo por questoes de saude ou por outro motivo e sera que este motivo e o suficiente para que nos nao tenhamos o visto de estudante uma vez que ja cumprimos com todos os parametros exigidos pela ucrania e pagamento feito?porque o inabe encarregue da bolsa de estudo disse na sua ultima reuniao que so nao temos os vistos por causa da saude do senhor consul que por sua vez e o unico que trabalha na embaixada ca em Angola e que o governo ucraniano nao esta a cumprir com o seu acordo uma vez que ja foi pago ate nas faculdades e por ultimo gostaria de saber se este problema sera resolvido ou nao visto que nao se tem uma data prevista da vinda do senhor consul e por outro lado nos nao acreditamos em ambas as partes porque segundo a delegacao do inabe que foi a Africa do Sul lhes foi negado o pedido dos vistos.Muito obrigado e que tenham todos um feliz e prospero ano novo.

Jest nas Wielu disse...

Estimados, amigos, este blogue não é uma instituição do governo ucraniano, todas as questões práticas de vistos e similares devem ser esclarecidas com o Chefe do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Sr. Andriy V. Oliferov, tel. 00 380 44 238 15 15, e-mail: cons@mfa.gov.ua

Anónimo disse...

Boa Tarde


Sou Carina Vladimirovna nasci em moscovo e a minha mãe é de nacionalidade e nasceu na ucránia queria saber como tirar a minha nacionalidade ucránia pelo facto de ter direito por parte da minha mãe.

Jest nas Wielu disse...

Estimada, Carina,

Sobre o seu caso é possível dizer o seguinte:
1) O que importa saber é se a sua mãe possui a nacionalidade ucraniana. O local do nascimento dela importa menos do que o facto de possuir ou não possuir a nacionalidade ucraniana. Se ela possui, poderá lhe transmitir, se não possui, não poderá.
2) Para poder obter a nacionalidade ucraniana, a pessoa deve reunir uma série de requisitos, um dos quais é saber falar a língua ucraniana.
3) Entre em contato com o Consulado da Ucrânia em Pretória e tira todas as sua duvidas com o Cônsul, Sr. Sergii Kulykov, 398 Marais Str., Brooklyn 0181, Pretoria, e-mail: ukrembsa@telkomsa.net, telefone do Cônsul: (00 27 12) 460-1943/46, extenção 105, Fax: (00 27 12) 460-1944

Anónimo disse...

Bom dia sou o Gilberto Neto Franco e gostaria de concorrer para uma bolsa em vossa embaixada, gostaria de saber o que necessário. o meu terminal telefônico e 935335825.

Jest nas Wielu disse...

Estimado, Gilberto Neto Franco,
sendo angolano deve entrar em contacto com a embaixada da Ucrânia em Angola: Telefones: +244 222-447492, +244 912-337287, +244 912-340426 Fax: +244 222-448467

Gratos,

Unknown disse...

Boa tarde. Gostava de convidar o meu filho, que vive na Ukrania e tem 22anos, passar as ferias em Angola. O que percisa para realizar o meu sonho. Obrigada

Jest nas Wielu disse...

Estimada, Svitlana,
deve entrar em contacto com o Encarregado de Negócios da Ucrânia em Angola, Sr. Pavlo Kostetskiy e ele lhe explicará os passos à serem feitos.
+244 222-447492, +244 912-337287, +244 912-340426 Fax: +244 222-448467, e-mail: emb_ao@mfa.gov.ua

Aníbal Santos disse...

Boa tarde Ilustríssimos,
pretendo viajar para Ucrânia, concretamente ir a Cidade de Kiev. Mas gostaria de tirar o visto de Turista. como faço! já tentei contactar o encarregado de negócios da Ucrânia, mas os números estão todos desligados. Peço ajuda por favor. essa viagem é de caracter obrigatório.

Anónimo disse...

Boa tarde!!! Eu sou ukraniano , gosta de saber se a embaixada renova passaporte, ou dá um novo. O meu já quase não tem folhas limpas, mas ainda tem validade até 2021. Obrigado!!!

Jest nas Wielu disse...

Estimados,
deveь entrar em contacto com o Encarregado de Negócios da Ucrânia em Angola, Sr. Pavlo Kostetskiy e ele lhe explicará os passos à serem feitos.
+244 222-447492, +244 912-337287, +244 912-340426 Fax: +244 222-448467, e-mail: emb_ao@mfa.gov.ua

N!B! Creio que as questões dos vistos-passaportes são atualmente tratados no Consulado da Ucrânia em Pretoria:
Cônsul: Sr. Valeriy Ohorodnyk
Endereço:
398 Marais Str., Brooklyn 0181, Pretoria
Tel. (2712) 460-1943/46, дод. 105
Fax: (2712) 460-1944
e-mail: emb_za@mfa.gov.ua

Unknown disse...

Sou antigo estudante do tecnicum de topografia de Kiev, perdi todos os meus documentos recebidos na conclusão dos estudos, o que poderei fazer para viajar a Kiev para de novo obter certificados?

Tenho possibilidades de viajar mas como fazer?

Manuel Ndala
Mocambique

Jest nas Wielu disse...

Estimado sr. Manuel Ndala,
a/poderá contactar a embaixada da Ucrania em Pretória para pedir visto
http://rsa.mfa.gov.ua/en
b/poderá emitir power of attorney a alguém na Ucrania para tratar solicitar a 2-da via dos seus documebtos, etc.

Unknown disse...

Preciso aprender russo e conhecer minha Mãe e meus irmãos ...

Jest nas Wielu disse...

Estimado, Edson Cornelio Domingos,
pelo que percebemos, nasceste na cidade ucraniana de Odessa, agora, se queres aprender a língua russa deverias fazer curso dessa língua, se desejas obter o passaporte russo, deves contactar as autoridades daquele país, não te podemos ajudar em nenhum dos dois casos.

Unknown disse...

Preciso viajar na ucrânia com passaporte angolano, preciso visto!

Jest nas Wielu disse...

Estimado, Edson Cornelio Domingos,
para obter o visto, naturalmente deves contactar:
EMBAIXADA DA UCRÂNIA NA REPÚBLICA DE ANGOLA
Chancelaria: Rua Companhia de Jesus, 35 – Bairro Miramar – Luanda
Horário: de Segunda - à Sexta – Feira das 9-00 às 16-00
Telefones: +244 222-447492, +244 912-337287, +244 912-340426
Fax: +244 222-448467
E-mail: emb_ao@mfa.gov.ua

Unknown disse...

Obrigado mas estam a pedir-me carta de chamada... Mesmo eu tendo cedúla da Odessa! Estam a fatigar-me...

Jest nas Wielu disse...

Estimado, Edson Cornelio Domingos,
Não se contesta o facto de seres natural da Ucrânia, nascido em Odessa, mas não és cidadão e como tal Ucrânia tem todo o direito de saber o que vais lá fazer exatamente. O mesmo procedimento é aplicado aos ucranianos que pretendem se deslocar à Angola.