sexta-feira, abril 12, 2013

Fotografia ucraniana: em busca da sua casa


De origem ucraniano-bósnia, a fotografa Larysa Sendich passou sua infância entre duas culturas que a sua família imigrante recordava como suas; as comunidades ucranianas dos EUA e a vida de uma cidadã americana. Esta divisão de circunstâncias culturais alimentou ao longo das suas vivências uma busca pelo significado “Casa”.

Desde o início de sua carreira na fotografia, Larysa se empenha na exploração da pesquisa de longo prazo, cruzando as culturas e gerações, das necessidades humanas fundamentais. Ela tenta produzir um olhar mais profundo sobre o que é a nossa casa ou como algo se transforma em nossa casa. Através das imagens que ela cria, os significados infinitos de casa – culturais, físicos e emocionais – dos seus heróis e, em última instância, os seus, são explorados.

Suas fotos têm tido destaque em inúmeras publicações e exposições coletivas. Atualmente a fotógrafa mora na cidade de Nova York.

Entre os seus trabalhos podemos destacar a série “Hutsulos”, que retrata a vida diária dos hutsulos, um subgrupo étnico ucraniano que habita os Cárpatos ucranianos durante gerações. Os Cárpatos se alongam pela Romênia e Polônia, ao lado da Ucrânia. Confinados às fronteiras naturais, a cultura hutsul continua manter a raiz de tradições étnicas muito ricas e um estilo de vida muito próprio. Esta série tem um olhar mais atento à maneira pela qual os hutsulos preservam e respeitam a terra e os seus recursos, como a forma de preservar a sua própria cultura.

Ver as fotos:
http://larysasendich.com/editorial/hutsul (série Hutsulos, 15 fotos)
http://larysasendich.com/portraits (série Retratos, 11 fotos)

Sem comentários: