sábado, novembro 20, 2010

Doces da Ucrânia Soviética


Após a queda da República Popular da Ucrânia em 1920 e a criação da República Socialista Soviética da Ucrânia, o novo poder instalado iniciou o profundo processo da ucrainização, optando, por exemplo, pela adaptação da ortografia ucraniana conhecida como skrypnikivka (em nome do “pai” da ucrainização, Mykola Skrypnyk), classificada em 1933 pelo Stalin como “nacionalista”.

A colecção de 14 etiquetas que se seguem são de diversos doces ucranianos produzidos no país entre 1920 – 1930, cujos nomes na maioria dos casos são escritos neste idioma “ucraniano nacionalista”, antes que a onda de repressões estalinistas se abateu sobre a Ucrânia socialista.

№ 1 Caramelo Arak (provavelmente na base de anis). Sociedade Alimentícia de Kyiv, Fábrica Estatal de Pastelaria Karl Marx

№ 2 Caramelo “Barbarys”, Fábrica Estatal “Pasteleiro Vermelho” de Kharkiv.

№ 3 Caramelo “Benedyktyn” – Sociedade Alimentícia de Kyiv, Fábrica K. Marx. Os doces soviéticos em tributo à ordem católica de São Bento

№ 4 Chocolate “Rótulo Vermelho”, Comissariado Popular de Fornecimentos. Fábrica Estatal de Pastelaria Karl Marx. União de Pastelaria da Ucrânia. Kyiv – (bairro de) Stalinka (nome histórico Demiїvka).

№ 5 “Citrino” era produzido pala Fábrica Estatal de Doces “Tremas” Primeiro de Maio em Kyiv no bairro de Petrivka (baixa de Kyiv).

№ 6 Doce “Infantil”. Sociedade Alimentícia de Kyiv, Fábrica Estatal de Pastelaria Karl Marx.

№ 7 “Café com Licor”. Kyiv – Fábrica K. Marx

№ 8 Mais um “Café com Licor”. Kyiv – Fábrica K. Marx

№ 9 Simplesmente “De Licor”. USRR – República Soviética Socialista da Ucrânia, assim a Ucrânia se chamava antes de 1937 (ano de aprovação de nova Constituição da União Soviética). Abreviatura V. R. N. G. significa Conselho Superior da Economia Popular análogo ao Ministério do Comércio. VRNG da Ucrânia existia no período entre 1920 à 1932.

№ 10 Doce “Urso Siberiano” era fabricado em Kyiv na Cooperativa dos Pasteleiros Inválidos “Inválido – Alimentador” que fazia parte da União Distrital de Cooperativas. No seu endereço, Spaska № 1 hoje se situa um edifício de escritórios.

№ 11 Doce “Morango” não revela o endereço do seu produtor. Falador é achado do espião! Fábrica de Doces Primeiro de Maio. Kyiv no bairro de Petrivka (baixa de Kyiv).

№ 12 Doce “Groselha Negra”. Kyiv – Fábrica K. Marx

№ 13 “Morango Silvestre” (única etiqueta bilingue em ucraniano e russo). Fábrica de doces “Crepúsculo Vermelho”. Cooperativa da Sociedade dos Inválidos “Lavouro”, cidade de Bila Tserkva.

№ 14 Doce “Caramelo de nata”

Mais etiquetas no álbum do coleccionador internetdengi

Fonte & Imagens

Sem comentários: