terça-feira, agosto 24, 2010

Maior bandeira da Ucrânia

Para comemorar o Dia da Independência da Ucrânia (24 de Agosto), os moradores da cidade de Ternopil criaram a maior bandeira da Ucrânia, com o cumprimento de 9,5 quilómetros (!).

Uma iniciativa da Administração Estatal de Ternopil, segundo os organizadores, o evento atraiu a atenção do público e, acima de tudo – juventude, para honrar os símbolos nacionais da Ucrânia, para unificar em torno de uma causa comum a juventude ucraniana, que em breve irão determinar o futuro do país.
.
A exibição da bandeira gigante foi registada pelo representante oficial do Livro de Recordes da Ucrânia, Olexander Burmitskiy. Ele confirmou oficialmente que no dia 22 de Agosto em Ternopil foi exibida a maior bandeira da Ucrânia e um certificado de registo foi entregue ao chefe da Administração Estatal de Ternopil, Mykhaylo Tsymbalyuk.
.
Após a exibição, a bandeira ucraniana foi dividida em quase 7000 bandeiras menores, para serem distribuídas entre as instituições de ensino, saúde, bibliotecas, instituições culturais, autoridades e governos locais.Parte da bandeira foi também entregue no Museu histórico regional.
.
Bónus:

No dia 22 de Agosto às 19h00 na praça de Independência de Kyiv foi organizado o flash – mob, convocado através das redes sociais e dedicado à Independência da Ucrânia. Às dezanove horas em ponto, todos os participantes olharam para os espelhos e disseram em uníssono:

– Ucrânia sou eu!
Dez segundos mais tarde apontaram os espelhos para a pessoa mais próxima e disseram:
– Ucrânia és tu!
E finalmente, após outros dez segundos apontaram os espelhos para o céu e disseram:
– Ucrânia somos nos! Parabéns a Ucrânia!

Vídeo da autoria da blogueira Bilozerska:
http://www.youtube.com/watch?v=g8op_H3L3yA

Hino da Ucrânia:
http://www.youtube.com/watch?v=3iiq4SDPTtk

Sem comentários: