segunda-feira, agosto 02, 2010

Instrumentalização da secreta ucraniana

Após a tentativa recente do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) de forçar a cooperação do Reitor da Universidade Católica Ucraniana, os agentes da secreta visitaram o jornalista, um dos curadores do Clube de cinema Kinoklub_ua, Oleh Shynkarenko (blogueiro singing-foot).

Como conta o próprio jornalista & blogueiro, os três agentes à paisana, portadores de estatura física atlética, o visitaram no Clube de cinema. Um dos agentes apresentou a identificação do funcionário da secreta e perguntou se o jornalista poderia se deslocar à SBU para falar sobre “a escrita do seu blogue”, que deixou “um marco ruim na alma”. Os agentes recusaram-se a dizer quem concretamente sentiu a alma lesada, assim como não disseram que parte da escrita do blogueiro desagradou SBU. Por fim, agentes perguntaram se o jornalista poderia visitar as instalações da secreta “informalmente”, sem receber nenhuma convocatória oficial. Quando o jornalista recusou, os agentes apontaram o seu endereço e o número do telefone e prometeram trazer a convocatória logo na manha seguinte.

Fonte:
http://singing-foot.livejournal.com/246161.html

O Serviço de Segurança da Ucrânia tentou induzir a cooperação o Reitor da Universidade Católica Ucraniana

do Blogueiro:

1. Que “horrores” escreve Oleh Shynkarenko no seu blogue? Critica o poder, denuncia o expansionismo religioso russo, fala sobre cinema, enfim, nada de mais, mesmo para os padrões de um país pós – totalitário, como é Ucrânia. Por este andar, amanha no seu lugar poderá estar qualquer jornalista & blogueiro ucraniano, que tiver a “ousadia” de pensar, reflectir ou denunciar os desmandos do poder.

2. Pelos vistos, a Ucrânia avança intensamente na direcção de maior totalitarismo e a sua secreta não consegue defender nem as normas democráticas, nem os valores europeus. O que é muito triste, pois o país progrediu imensamente neste aspecto após a Revolução Laranja.

3. No dia seguinte o blogueiro foi ao SBU, onde foi “aconselhado”, a prometer por escrito que “não irá criticar o poder de forma aguda no seu blogue”. Além disso, do seu blogue desapareceu o vídeo que mostra o arranjo floral atacar presidente Yanukovich. O blogueiro garante que não removeu o vídeo, como tal, existe a possibilidade do que o seu blogue foi violado por terceiros, que removeram o vídeo sem o aval do blogueiro.


4. Facto interessante, os funcionários da secreta ucraniana quase que não usam a língua ucraniana em diligências oficiais. Os agentes, ainda de vez em quanto diziam algo em ucraniano, já os investigadores – nem única palavra.

Fonte:
http://singing-foot.livejournal.com/246399.html

Sem comentários: