sexta-feira, abril 02, 2010

Páscoa na Ucrânia

Quando se celebra a Páscoa na Ucrânia? Porque as datas da Páscoa não são iguais no rito latino e bizantino? Como se celebra a Missa na Páscoa? O que comem os ucranianos na Páscoa? O que é Pysanka? Qual é o símbolo da Páscoa?

Os ucranianos celebram a Páscoa em uma data diferente dos de católicos, porque seguem o calendário Juliano. A data da festa de Páscoa católica flutua entre o 22 de Março e o 25 Abril. Em referência a ela se calculam as outras festas móveis do calendário litúrgico.

Na Ucrânia existe a tradição antiga de celebrar a Páscoa. O povo ucraniano tem muitas festas e sabe bem festejar. Tempo da Páscoa é preparado pela Quaresma que demora 40 dias. Isto é um tempo de penitência. O exemplo é o jejum rigoroso, onde não se pode comer carne, gorduras e leite. Neste período quaresmal não celebram casamentos e grandes festas.

Páscoa é uma festa familiar. As pessoas regressam às casas paternas, juntam-se às suas famílias. É por isso que neste tempo as cidades ficam quase vazias e as vilas enchem-se. É curioso que até os motoristas que usam o seu carro apenas 2-3 vezes por ano, viajam vários quilómetros para verem a família.
A bênção pascal é um elemento obrigatório. Ela começa no Sábado antes da Festa. As pessoas trazem para as igrejas as cestas cheias de produtos que não puderam de comer durante a Quaresma: carne, chouriço, ovos... Os mesmos cestos são bem decorados com flores da Primavera e têm um elemento obrigatório – uma vela.As pessoas juntam-se no pátio diante da igreja e o padre bendiz os cestos. Comer os produtos benzidos só é permitido depois da Missa Pascal.A Liturgia Pascal é o vínculo da celebração. Segundo a tradição ela começa muito cedo – às 6, 5 ou até às 4 de manha. Sem dúvida, esta celebração é mais solene do ano. Todos cantam “Cristo ressuscitou dos mortos, venceu a morte com a morte, e deu a vida para aqueles que estavam mortos”. A partir deste dia as pessoas cumprimentam-se com palavras “Cristo ressuscitou!” – “Verdadeiramente ressuscitou!” Na Missa lê-se 12 evangelhos e fazem voltas a volta da igreja. Por isso, a Missa, às vezes, demora 3 horas. Isto é normal.
Depois da liturgia os crentes também podem bendizer os dons alimentares. Quando eles regressem para casa, sentam-se para comer. É curioso, que neste dia as pessoas usam tudo que é de melhor: quer roupa, quer comida. Mas o mais importante é o coração puro. As coisas estão limpas e arrumadas na Quinta-feira que também é conhecida como “limpa”. As ruas estão limpas como nunca e os donos de cada casa tentam para que seu pátio e jardim estejam cuidados.
O símbolo da Páscoa na Ucrânia é o ovo que significa a vida. Existe uma tradição de pintar os ovos (pysanka) que tem a origem pagã. Depois do baptismo da Ucrânia em 988 os ovos pintados perderam o seu significado pagão. Desde aquele tempo, as pessoas passaram então a fazer pysankas para dar aos parentes e amigos na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam para seus entes queridos.

Ler o artigo completo

Na foto: a pysanka ucraniana na cidade canadense de Edmonton

3 comentários:

Evas Marias e Clarices disse...

Aqui no Brasil, em regiões onde há maior número de descendentes ucranianos, a celebração da páscoa é similar a esta. Maravilhoso! Deixo apenas uma obsevação para o autor do texto. No segundo parágrado diz: "a Páscoa na Ucrânia é comemorada em data diferente dos (católicos)..." Nós somos todos Católicos Apostólicos. (Ortodoxos) ou (Romanos). Não é isso? Fraterno abraço! Feliz Páscoa!

Evas Marias e Clarices disse...

Congratulations! Of ucranian brailian people, for every ucranian person what to stay away in the world. And the ucranian people in your Country. A happy commemoration of the resurrection of Christ to every families.

Unknown disse...

Somos todos Católicos, mas nós somos de rito Latino e os Ucranianos são de rito bizantino...os irmãos do ocidente e os irmãos do oriente seguem dois calendarios diferentes...o calendario gregoriano e o calendario juliano..por acaso este ano a páscoa nos dois calendários foi coincidente...diferentes identidades unidas na mesma fé...