domingo, abril 04, 2010

Ucrânia, Europa e Bandera

51 anos após o seu assassinato pelo agente da KGB, Stepan Bandera continua ser uma figura central no panteão dos Heróis nacionais da Ucrânia, que deram a sua vida para tornar o seu país Independente, fazendo parte integrante de grande Europa das Nações.

Hoje proponho a visão sobre o caso do académico americano, Alexander J. Motyl, Professor de Ciência Política da Universidade de Rutgers (EUA).
A polémica foi desencadeada em 22 de Janeiro de 2010, quando o então presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, conferiu o estatuto de herói da Ucrânia ao líder histórico dos nacionalistas ucranianos, Stepan Bandera. Críticos acusaram Yushchenko de branquear um fascista e trair os ideais da Revolução Laranja, que o levou ao poder. Então, um mês mais tarde, Parlamento Europeu se juntou à briga por aprovar uma resolução na qual diz que “lamenta profundamente a decisão do Presidente cessante da Ucrânia, Viktor Yushchenko, em conferir ao título póstumo ao Stepan Bandera, líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), que colaborou com a Alemanha nazista, o título de Herói Nacional da Ucrânia, e espera, neste contexto, que a nova liderança ucraniana reconsidere tais decisões, e manterá seu compromisso com os valores europeus”.

Ler o artigo completo, em inglês, em PDF

do Blogueiro:

Como informam as agências noticiosas da Ucrânia, na sexta – feira passada, o tribunal administrativo de Donetsk (burgo de Yanukovich), decidiu retirar ao Bandera o estatuto de Herói da Ucrânia A juíza, Karine Abdulkadyrova, motivou a sua decisão pelo facto do que em 1991, Bandera não possuía a cidadania ucraniana, por isso não poderá ser considerado o Herói da Ucrânia.

A junta anti – ucraniana encabeçada pelo proFFessor Yanukovich está cumprir as suas promessas feitas ao Kremlin de retirar o estatuto do Herói ao Bandera até o dia 9 de Maio (celebrado na Rússia como o dia da vitória soviética na II G. M.). Resta saber o que Yanukovich conseguirá obter da Rússia com este gesto simbólico, mas altamente nocivo, pois objectivamente divide Ucrânia ideologicamente.

Por mim, não preciso de nenhum Decreto – Lei para considerar Stepan Bandera o Herói da Ucrânia. Este homem dedicou toda a sua vida ao ideal de tornar a Ucrânia Independente, pelo este ideal caiu em 1959 em Munique, vítima do assassino soviético.
Glória a Ucrânia!
Glória aos Heróis!

Sem comentários: