segunda-feira, setembro 21, 2009

Futebol como uma segunda língua

Euro 2012: organização ucraniana melhora, diz Platini

A Ucrânia, co-organizadora do Europeu de 2012, começa a apresentar melhorias significativas nas condições apresentadas para o torneio, depois do sério aviso dado pelo presidente da UEFA, Michel Platini, aquando da primeira vistoria às obras, em Maio deste ano.

«A situação passou de vermelha a laranja, o que é uma excelente notícia para nós. Gostaria de congratular as autoridades ucranianas e, se é verdade que passar para laranja é muito bom, o certo é que o nosso objectivo é que, brevemente, chegue ao verde», adianta Platini, citado pela «Reuters».

A Ucrânia foi escolhida para organizar o próximo campeonato da Europa, em conjunto com a Polónia. No entanto, apenas tinha sido dado luz verde para os jogos em Kyiv e, mesmo aqui, teriam de ser feitas obras no Estádio Olímpico, que a organização propôs para palco da final. Para além disso, a UEFA não tinha gostado das condições apresentadas no que diz respeito aos aeroportos, transportes e hotéis.

Os esforços ucranianos agradaram a UEFA, mas será só no próximo dia 30 de Novembro que a UEFA irá emitir um parecer sobre as restantes cidades candidatas a receber jogos do Euro: Lviv, Donetsk e Kharkhiv. Também a possibilidade da realização da final em Kyiv será confirmada na mesma data.

No que diz respeito à Polónia, Michel Platini já garantiu que o país apresenta as condições mínimas exigidas para o torneio.

A UEFA nega que a organização da prova possa ser cedida a outros países, mas considera a hipótese de fazer alterações na distribuição dos jogos pelas cidades.

Fonte:
http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/euro-2012-ucrania-platini/1089226-1490.html

Recomendo o blogue americano The Global Game, que vê a sua missão em difundir as notícias em inglês sobre os aspectos culturais do futebol: reportando, traduzindo, possibilitando a interacção online entre as pessoas apaixonadas por este jogo.

O blogue que foi lançado em Janeiro de 2003, como uma iniciativa sem fins lucrativos, neste momento se baseia na cidade de Decatur, estado americano da Geórgia e privilegia as histórias fora dos EUA. Áreas do seu interesse: cinema e arte, fé, história, literatura, media e futebol, vistos da perspectiva dos adeptos. Desde 2007 o blogue oferece a possibilidade de ler as entrevistas via o seu podcast .

Aqui poderá encontrar 9 artigos sobre o futebol ucraniano:
http://www.theglobalgame.com/blog/category/nations-and-regions/ukraine

Incluindo a história interessantíssima de como o clube ucraniano FC Karpaty Lviv em longínquo ano de 1969 ganhou a Taça da URSS, batendo em Moscovo os militares russos do SKA Roston-na-Donu

Ver a crónica soviética no YouTube (em ucraniano!):
http://www.youtube.com/watch?v=C9x8PoOHywQ

p.s.
E já que estamos falar do futebol, eis o resumo da partida do Mundialinho da Integração, um torneio que actualmente se realiza no Complexo Desportivo do Sport União Sintrense (Portugal). No dia 25 de Julho de 2009, realizou-se o jogo Ucrânia – Moçambique, que terminou com a vitória dos ucranianos por 4-1.

Sem comentários: