terça-feira, setembro 01, 2009

Catedral de Santa Sofia de Kyiv

A Catedral de Santa Sofia, em Kyiv, é um notável monumento arquitectónico. É o principal componente do Santuário Nacional “Sofia de Kyiv”, a instituição estatal responsável pela preservação do complexo da catedral juntamente com outros marcos históricos da capital da Ucrânia.

Duas são as hipóteses para o nome da catedral: que é uma homenagem à Hagia Sofia de Istambul, cujo significado é A Sagrada Sabedoria de Deus e não, como pode parecer, uma homenagem a uma santa Sofia em particular; outra alega uma homenagem à cidade de Novgorod, que possui uma belíssima Catedral de Santa Sofia e cuja população, em 1019, ajudou Yaroslav I, o Sábio, a manter o trono de Kyiv.

A pedra fundamental foi lançada em 1037, mas a catedral levou duas décadas em construção. Sua planta tem 5 naves, 5 absides e, surpreendente na arquitectura bizantina, 13 cúpulas. É cercada por galerias de dois andares de ambos os lados. Em seu interior vemos afrescos e mosaicos do século XI, alguns necessitando de restauro.

Kyiv é uma cidade que sofreu muitas invasões e foi sempre muito disputada. A catedral passou por vários movimentos, sempre sofrendo influência dos poderosos da ocasião. Foi sendo modificada de acordo com as novas orientações e só em 1740, sob o governo do Hetman Ivan Mazepa, chegou à forma que conhecemos.

Hoje já não é mais um templo religioso, todo o complexo que inclui a catedral é o Museu da Cristandade na Ucrânia. Faz parte da lista do Património da Humanidade, elaborada pela UNESCO.

Fontes:
Arquitetura-Catedral-de-Santa-Sofia (em português)
http://whc.unesco.org/en/statesparties/ua (em inglês)

Sem comentários: