quarta-feira, maio 21, 2008

Ucrânia é 152º membro do OMC

No dia 16 de Maio de 2008, a Organização Mundial do Comércio (OMC), deu boas – vindas à Ucrânia, por se tornar o membro mais recente da organização. É o culminar de um processo que a Ucrânia iniciou ainda em 1993.

“Eu estou muito satisfeito em dar boas-vindas a Ucrânia como um membro novo. É uma etapa significativa para o OMC porque esta nova parceria reforçará o sistema de comércio multi – lateral. Nós continuaremos a facilitar uma integração mais plena na economia mundial de outros países”, - disse o Director – Geral da OMC, Pascal Lamy.
Os termos da adesão, que incluem o Relatório do Grupo de Trabalho para Adesão da Ucrânia, o Protocolo da Adesão e as Programações dos Compromissos da Ucrânia do Acesso ao Mercado de Produtos e Serviços, foram adoptados pelo OMC na Assembleia Geral em Fevereiro 2008. Ucrânia ratificou seu pacote da adesão em 16 de Abril de 2008 que era o passo final no processo da adesão antes que poderia oficialmente se juntar ao OMC. Sob regras da OMC, um país torna-se membro em pleno direito 30 dias após a ratificação nacional.
A Ucrânia é o segundo maior país da Europa pelo território, é uma terra da agricultura e da indústria pesada com uma população de 46.6 milhão de pessoas. Seus principais parceiros comerciais são a União Europeia, Rússia, Turquia, Belarus e EUA.

Fonte:
http://www.wto.org/english/news_e/news08_e/acc_urk_may08_e.htm

Sem comentários: