sexta-feira, maio 16, 2008

Holodomor lembrado em Lagos

Exposição dedicada ao Holodomor de 1932 – 1933 será inaugurada no dia 18 de Maio na cidade de Lagos (Algarve, Portugal).
Entre os próximos dias 18 e 28 de Maio estará patente no Centro Cultural de Lagos a Exposição “Holodomor (Fome) 1932-1933”, uma iniciativa promovida pela Associação dos Ucranianos de Portugal e Câmara Municipal de Lagos.
A exposição vai inaugurar no dia 18 de Maio (Domingo), pelas 15h30. Estará presente na ocasião, o Professor Doutor António Rosa Mendes, que fará uma breve apresentação e enquadramento de um filme que será exibido por volta das 16h30, sobre a temática em questão. Para este evento foi igualmente convidado o Embaixador da Ucrânia em Lisboa.
Aproveitando esta iniciativa, e de acordo com a Associação dos Ucranianos em Portugal, os responsáveis máximos do Consulado da Ucrânia (Cônsul e Vice – Cônsul) estarão, também, em Lagos, entre as 11h00 e as 13h30, no CLAII – Centro Local de Apoio e Integração do Imigrante, para darem apoio na resolução de eventuais problemas que digam respeito ao Consulado, como por ex. passaportes, entre outros documentos. Este espaço, está localizado na Rua Cândido dos Reis (frente ao edifício do Cinema de Lagos).
Recorde-se que os CLAII constituem espaços de informação descentralizada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, que visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes radicadas nas várias regiões do país. Presentes em todo o território continental e ilhas, os CLAII funcionam como postos de informação avançada, consistindo numa estrutura extremamente ágil e leve, cujo objectivo principal é informar e ajudar a resolver os problemas dos Imigrantes com eficácia e humanidade.

Sem comentários: