quinta-feira, dezembro 06, 2007

Projecto “Alcântara Cyclone Space”

No dia 5 de Dezembro de 2007 em Brasília foi celebrada a cerimónia solene de inauguração oficial do início de actividades da empresa ucraniano – brasileira “Alcântara Cyclone Space”.

Neste evento participaram o Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil Sérgio Rezende, Director Geral ucraniano e Director Geral brasileiro da “Alcântara Cyclone Space”, Oleksandr Serdyuk e Roberto Amaral respectivamente, Embaixador da Ucrânia no Brasil Volodymyr Lákomov, deputados federais e outros altos dirigentes.

Durante o evento solene foi ressaltada a importância deste acontecimento para ambos os países, em particular para o Brasil, no contexto de realização do programa espacial brasileiro, porque o projecto “Cyclone–4 – Alcântara” é um dos componentes importantes deste programa. Por este motivo o Sr. Roberto Amaral frisou que a meta seguinte da actividade da “Alcântara Cyclone Space” é o lançamento do veículo espacial Cyclone – 4 para o espaço à partir do Centro de lançamento Alcântara, que está previsto para o primeiro semestre de 2010.

O Sr. Embaixador da Ucrânia Volodymyr Lákomov, também tomou a palavra. No seu discurso diplomata ucraniano ressaltou a importância de começo de actividade da “Alcântara Cyclone Space”, o objectivo principal da qual é a criação da infra – estrutura necessária e realização do lançamento de satélites com ajuda do veículo de lançamento ucraniano Cyclone – 4.

Sr. Volodymyr Lákomov também chamou atenção à importância deste evento para o desenvolvimento posterior das relações entre a Ucrânia e o Brasil, que está abrindo as vastas perspectivas da colaboração conjunta de dois países na área das altas tecnologias e utilização pacífica do espaço.

Durante o evento houve abertura solene da placa comemorativa dedicada à inauguração oficial da empresa binacional “Alcântara Cyclone Space”.
Na foto em cima: Embaixador Volodymyr Lákomov, Director Roberto Amoral, Ministro Sérgio Rezende, Director Oleksandr Serdyuk.

Sem comentários: