quarta-feira, dezembro 12, 2007

Carteira de ucraniano do exterior

Carteira de ucraniano do exterior (Посвідчення закордонного українця)

A comunidade ucraniana no exterior sempre aspirou pela Independência da Ucrânia e pela construção de um sistema democrático. Agora, a Ucrânia, a nação de nossos antepassados, nos outorga o reconhecimento como ucranianos, integrantes da mesma nação, somente que vivendo no exterior.
O Governo da Ucrânia regulamentou o art. 12 da Constituição da Ucrânia pelo qual estabelece que a Ucrânia zela pelos interesses nacionais, culturais e linguísticos dos ucranianos residentes no exterior. Para a Ucrânia são ucranianos do exterior (UdE) aqueles que possuam a cidadania de outro país ou são apátridas, são descendestes da Ucrânia ou são descendentes étnicos, isto é, os seus antepassados pertencem à nação ucraniana ou reconhecem a Ucrânia como a pátria de sua descendência.
O Governo da Ucrânia expedirá uma Carteira de Ucraniano do Exterior para aquele possuir mais de 16 anos, comprovar a descendência étnica e assim o requerer. Para isso é necessário (no caso do Brasil):

1) Assinar o requerimento em ucraniano;
2) juntar os documentos que comprovem a descendência étnica ucraniana;
3) Juntar duas fotos 3 X 4 coloridas;
4) Preencher o Cadastro da Representação Central
5) pagar uma taxa de R$ 40,00 (quarenta reais) equivalente a depósito de U$ 10,00 (dez dólares) e serviço de remessa, em conta específica, para o Banco Nacional Ucraniano (preço da carteira) a ser enviado pela Representação Central; Banco Itau, Agencia 3813, Conta 12846-3
6) Pagar uma taxa de R$ 120,00 (cento e vinte reais) para a Representação Central Ucraniano Brasileira expedir uma certidão de descendência. (Essa certidão substitui as traduções de documentos anexados ao requerimento que sairiam mais caros e atende o item 2 que é a prova da descendência). Banco Itaú, Agencia 3813 – Conta 12848-9
Todos os requerimentos antes de serem encaminhados ao consulado serão analisados pela Representação Central Ucraniano – Brasileira que manterá serviço à Rua Brigadeiro Franco, 374 - Curitiba – Paraná. Tel. +55 041 3335-1220.
Ver a Carteira

Fonte:
http://www.pessoal.cefetpr.br/ucrania/carteira_de_ucraniano.html

Sem comentários: