quarta-feira, janeiro 12, 2005

Viktor YUSHENKO é o novo Presidente da Ucrânia!

A Comissão Central de Eleições da Ucrânia divulgou no dia 10 de Janeiro de 2005 os resultados definitivos das eleições presidenciais na Ucrânia, que tiveram lugar no dia 26 de Dezembro de 2004.
Viktor YUSHENKO obteve 51,99% dos votos (15.115.712 eleitores) e o Viktor Yanukovich obteve 44,19% dos votos (12.848.528 eleitores).
Todos os 15 membros da Comissão assinaram o protocolo, embora dois membros não concordaram com o artigo da lei eleitoral sobre os direitos eleitorais dos deficientes.
Neste momento, Yanukovich, desesperadamente, tenta pedir anulação dos resultados das eleições, recorrendo ao Tribunal Supremo. No dia 10 de Janeiro, o Supremo rejeitou quatro queixas de Yanukovich sobre a decisão da Comissão Central de Eleições de declinar as queixas anteriores, com alegações da fraude na Província Ocidental de Ivano – Frankivsk, onde ganhou Viktor YUSHENKO.
Supremo devolveu as queixas ao Yanukovich, porque este não especificou nem o tipo, nem o lugar concreto da fraude. As queixas, também, não conseguiram enumerar o tipo dos direitos do queixoso que foram, supostamente, violados, nem como estes poderiam ser restabelecidos.
Já nas ocasiões anteriores, nos dias 29 e 30 de Dezembro e 6 de Janeiro o Supremo rejeitou quatro outras queixas de Yanukovich, que alegava fraude em todos os círculos eleitorais do país. (Uma queixa identica foi apresentada pela sua equipa no dia 12 de Janeiro).
Candidato derrotado promete não desistir e recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, esquecendo que até pouco tempo os seus apoiantes afirmavam que a União Europeia é uma organização colonialista.


Sem comentários: