segunda-feira, dezembro 20, 2004

O rosto feminino da revolução laranja na Ucrânia

Yulia TIMOSHENKO, um dos lideres da oposição ucraniana é amada por uns e odiada por outros. Nascida em Dnipropetrovsk (Ucrania Oriental), ela representa milhões de ucranianos que muitos anos da sua vida viviam como estrangeiros dentro do seu próprio país: sem creches ou escolas ucranianas, sem a possibilidade de fazer a carreira na sua própria língua. A independência do país em 1991 acordou muitos deles, eles lembraram-se dos seus raízes, recordaram que eles são ucranianos e são donos do seu próprio destino e do seu próprio futuro. Nem todos eles dominam a língua ucraniana na perfeição, mas todos eles tem a maior certeza: nunca mais eles vão ser colonizados ou maltratados por nenhuma entidade forasteira.
Yulia TIMOSHENKO deu essa entrevista, onde fala sobre a situação vivida na Ucrânia, à Radio “Eho Moskvi” (Eco de Moscovo), no final de mês de Novembro de 2004. Proponho vós os fragmentos mais interessantes.

Pergunta: Potencial técnico e científico da Ucrânia Oriental (que fala o russo e apoia o Yanukovich) é o factor do desenvolvimento do país. Seis províncias do Leste garantem a metade do orçamento do Estado na Ucrânia. O que a Ucrânia Central e Ocidental tem para contrapor?
Yulia TIMOSHENKO: Acho que discutir o assunto desta maneira não é muito inteligente. Na realidade, a ferida entre as civilização Ortodoxa e civilização Ocidental na Ucrânia já cicatrizou à muito tempo. A Ucrânia foi, é, e sempre será una e indivisível. Não só a Ucrânia Ocidental apoia o YUSHENKO, mas todos os regiões do país: Ucrânia Ocidental, Centro e parte considerável do Leste.
Os canais televisivos russos, que tentam passar a ideia que YUSHENKO é os Estados Unidos e Yanukovich é a Rússia, “esquecem” que o meu próprio partido, apoiando o YUSHENKO, era ao mesmo tempo, contra o envio do contingente ucraniano para o Iraque. YUSHENKO também é apoiado pelo Partido Socialista, que sempre em primeiro lugar ponha o bem estar da Ucrânia e cooperação com a Rússia.

Pergunta: Se o YUSHENKO ganhar as eleições do dia 26 de Dezembro o que ele fará com as províncias que mostraram as tendências separatistas (principalmente Donetsk e Lugansk)?
Yulia TIMOSHENKO: Todas essas iniciativas, os referendos (separatistas) não passam de lamurias daqueles que gostariam de ver a Ucrânia como sua propriedade privada e hoje aceitam ficar satisfeitos quebrando, pelo menos, um bocadinho do nosso país.

Pergunta: O que a Rússia deve fazer neste momento do seu ponto de vista? Qual é o seu papel?
Yulia TIMOSHENKO: Penso que nenhum, nos ficamos muito contentes, vendo o presidente Putin felicitar Yanukovich pela quarta vez. Penso que, se Putin o felicitar pela quinta vez, toda a gente vai entender que a Rússia vive a crise das tecnologias políticas. Eu, no lugar da Rússia, dos EUA ou da Europa absteve me de influenciar de maneira bruta os nossos processos internos. Os políticos da Rússia devem simplesmente nos observar, mas apenas os ucranianos vão encontrar e tomar a decisão certa, necessária para o nosso país. Se Viktor YUSHENKO se tornar presidente, entre a Rússia e a Ucrânia não haverá nenhum tipo de problemas de relacionamento. Aqui não existe o problema de ameaça de derrube dos interesses nacionais da Rússia, é a questão de derrube dos clãs nacionais.
Vocês sabem, na Rússia foi feito um inquérito popular, onde 80% dos russos disseram que não irão apoiar como presidente da Ucrânia, uma pessoa com o passado criminal.

Pergunta: Desculpem, Sra. Yulia, mas você também já passou pela cadeia, e muita gente na Rússia considera você como uma presidiária.
Yulia TIMOSHENKO: Eu fui presa por razoes políticas. Yanukovich foi preso porque arrancava os brincos das orelhas das senhoras, roubava os chapéus das pessoas. Atacava nas casas de banho públicas. Organizava a bandidâgem. São coisas bem diferentes. Aquilo que Yanukovich faz agora, não é muito diferente dos seus gamanços dos brincos. Um terço da fabrica metalúrgica “Krivorij stal” (Aço de Kriviy Rig) que foi vendida três vezes mais barato do que deveria, pertence hoje à equipe de Yanukovich. Eles hoje continuam a comportar-se da mesma maneira salteadora com o país inteiro.

Pergunta: Mas mesmo assim, milhões de pessoas votaram em Yanukovich.
Yulia TIMOSHENKO: Nas províncias de Donetsk, Lugansk, Dnipropetrovsk não são transmitidos os canais de televisão independentes. Temos ai o território total da falta da verdade. E mesmo assim, apesar da propaganda desenfreada, apesar de toda a coerção, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Zaporijjia deram muitos votos à Viktor YUSHENKO. Nas províncias onde houve a votação maciça em Yanukovich, cerca de 35-40% dos eleitores votaram fora das assembleias de voto, nas urnas “take away”, isso é um absurdo, é uma tecnologia de falsificação colossal. Essa tecnologia ameaça agora todo o nosso país.

@Este artigo pode ser livremente reproduzido, desde que seja mencionada a fonte de citação:
http://ucrania-mozambique.blogspot.com

Sem comentários: