quarta-feira, dezembro 15, 2004

Hora H para a Ucrânia !

Imigrantes ucranianos em Portugal pediram ao Governo português que não reconheça o alegado vencedor

A União Europeia pede revisão dos resultados
O Alto representante para a Política Externa da União Europeia, Javier Solana, renovou em Bruxelas (Bélgica), o apelo da UE às autoridades ucranianas para que "revejam" os resultados das eleições presidenciais, fraudulentas e anti- democráticas segundo observadores internacionais.
"Apelamos às autoridades ucranianas para que revejam o processo eleitoral de maneira a que a vontade do povo ucraniano seja respeitada", afirmou Javier Solana perante a comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu.
"A forma como a Ucrânia vai gerir o período pós-eleitoral é um ponto decisivo nas nossas relações", acrescentou. O Alto representante manifestou, por outro lado, a sua preocupação com os riscos de uma degradação da situação na Ucrânia, afirmando que "nada permite concluir que eventuais explosões de violência sejam impossíveis".
Também o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, apelou para uma "resolução pacífica" da crise na Ucrânia, frisando que "interessa a todos que a situação não se torne incontrolável". O chefe do governo alemão, que falava no Parlamento alemão após a discussão do Orçamento de Estado para 2005, referiu-se às "fraudes em grande escala" denunciadas no relatório da missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), para criticar duramente a forma como decorreram as eleições na Ucrânia.
Em Roma, o Papa João Paulo II enviou hoje uma mensagem a todos os ucranianos, afirmando que "nestes dias" reza "de maneira particular" pela sua "amada pátria". O Papa aproveitou a audiência geral das quartas-feiras para saudar os peregrinos ucranianos presentes e aludir brevemente à situação que o país atravessa.

Fonte: SIC Internacional




Sem comentários: