terça-feira, abril 07, 2009

Revolução em curso em Moldova

Hoje, a Moldova acordou com a Revolução na capital – Chişinău. As eleições foram ganhos fraudulentamente pelos comunistas (razoavelmente centristas e patriotas) e covardemente reconhecidas pela UE, mas amplamente contestados pelos cidadãos. Cerca de 30.000 manifestantes avançaram contra o Parlamento e Presidência da República. Após uma fraca resistência da polícia, ambos os edifícios caíram nas mãos dos manifestantes. Uma bandeira da União Europeia está hasteada na residência do Presidente da República.

Fotos do John McConnico (Associated Press) e Gleb Garanich (Reuters):
http://drugoi.livejournal.com/2914511.html

Actualização constante em Twitter (em inglês): http://twitter.com/Moscovici

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=l0Bj0f2XOAs

É claro, que alguém pode dizer: “é pá, tanta violência, é feio...”, mas não se deve esquecer que como terminou o comunismo na vizinha Roménia (alias, a Moldova é a parte da Roménia, arbitrariamente criada pela vontade do Stalin). Por isso, nem todas as revoluções são tão pacíficas como a Revolução Laranja ucraniana ou a Revolução das Rosas na Geórgia.
UPD: em Chişinău não funciona a TV, o provedor desligou os canais romenos ProTV e Realitatea (que cobriam a Revolução em directo), os provedores estatais desligaram a Internet, mas os privados continuam a providencia-lo, a telefonia móvel funciona com muitas dificuldades, mas ainda é possível mandar e receber as SMS. Últimas informações dão conta do que a oposição da Moldova obrigou o poder fazer a recontagem dos votos, embora um dos líderes da aliança “Nossa Moldova”, Serafim Urechean disse que os protestos vão continuar até a convocação das novas eleições. Essa posição é apoiada pelo presidente do Município do Chişinău e vice – presidente do partido liberal da Moldova, Dorin Chirtoacă.

Mas viva a Revolução Moldova!

Sem comentários: