sexta-feira, setembro 10, 2021

Cinema ucraniano: o drama militar “Reflection”

O drama militar ucraniano “Reflection”, dedicado ao problemática de dos POW e do uso da tortura como arma de guerra foi exibido no festival de cinema de Veneza, concorrendo ao prémio principal do certame – “Leão de Ouro”. 

A história do filme está baseada nas experiências traumáticas dos prisioneiros da guerra (POW) ucranianos que passaram pelas masmorras no campo de tortura russo-terrorista “Izolyatsiya” (Isolamento), situado na cidade de Donetsk. Os antigos POW´s começaram a contar sobre as condições de detenção de cativos nesta prisão, depois houve uma ideia de criar o herói principal e contar a sua história. A principal tarefa era contar sobre o tratamento desumano dos prisioneiros ucranianos, as torturas e traumas desumanos que eles foram sujeitos naquele lugar. Um horror não está em algum lugar longínquo, mas no coração da Europa, em pleno século XXI. 

Um dos papéis no filme foi desempenhado pelo cirurgião militar ucraniano Oleksandr “Smile” Danylyuk, que efectuou mais de 70 intervenções cirúrgicas durante o cerco das tropas ucranianas em Debaltseve. 

O filme foi produzido pelo estúdio ARSENAL FILMS, com a participação de ForeFilms e apoio financeiro da Agência Estatal de Cinema da Ucrânia. A distribuição internacional do filme estará ao cargo de New Europe Film Sales (Polónia). A exibição ucraniana e internacional está programada para o 2022.

Sem comentários: