terça-feira, agosto 27, 2013

Ucrânia sob comunismo: década 1930

Destruição da aldeia ucraniana, 1930
Recentemente, o Instituto da Memória Nacional da Ucrânia preparou o Livro da memória nacional, uma coletânea de fotografias, que reúne as fotos das décadas de 1920-1930, tiradas nas vésperas e durante a coletivização e Holodomor.

Diversas fotos são não são documentais, as pessoas pousavam para o fotógrafo que fotografa apenas aquilo que interessava à propaganda estatal.

As crianças são indoutrinadas nas escolas contra a fé religiosa e contra a igreja, essa indoutrinação recebe contornos mais visíveis nas vésperas das festas religiosas, como Páscoa, Natal, etc. Crianças de idade escolar são usadas como a mão-de-obra semiescrava na lavoura nos kolkhozes, pois não são pagos e não podem recusar o trabalho.

As igrejas são profanadas, os sinos e crucifixos confiscados e destruídos, os edifícios transformados em museus (por vezes de “Propaganda antirreligiosa”), armazéns, planetários, clubes ou simplesmente dinamitados. A religião não foi proibida totalmente (neste aspeto a URSS nunca se transformou em Albânia), mas é fortemente desencorajada, os funcionários públicos podem perder o seu emprego (e não arranjar nenhum outro) se seguir a religião publicamente (ter ícones em casa, ir a missa, participar nas festividades ou cultos tais como batismos, missa de corpo, casamentos religiosos, etc.).

O Estado leva último aos camponeses, através do empréstimo estatal, pago em gêneros alimentícios, recusa significa que camponês pode ser considerado kurkul (mais conhecido pelo termo russo kulak) camponês abastado, que por sua vez pode significar o confisco de todos os seus bens e deportação.

Na foto em cima: a família camponesa após de dekurkulização, aldeia de Vdale, província de Donetsk, na porta da sua casa que eventualmente foi confiscada pelo poder comunista, década 1930. Como é possível ver na foto, as vítimas não são nenhuns “latifundiários”, são apenas camponeses que tiveram um pouco mais do que a média dos seus vizinhos mais próximos.  

Mais fotos:
http://journal.foto.ua/kunstkamera/maloizvestnye-fotografii-ukrainy-1920-30-x-godov-istoriya-v-fotografiyax.html

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.presseurop.eu/pt/content/article/4096041-kiev-numa-encruzilhada