sexta-feira, julho 26, 2013

A talibanização das artes ucranianas

O pintor ucraniano Volodymyr Kuznetsov informou que o seu quadroKoliyivshchyna: Juízo Final” foi banido da mostra artística “Grande e Majestoso” e destruído pela curadora da mesma.

O artista foi simplesmente impedido de entrar no espaço, informado pela curadora da amostra, Natália Zabolotna, que o seu quadro não será exibido no espaço de Arsenal Artístico em Kyiv, contou próprio Kuznetsov.   

O quadro, de tamanho de 6 x 11 metros foi baseado nos motivos do Juízo Final, mostrando os sacerdotes injustos que sofrem os tormentos infernais.

Como resultado deste ato da censura, resignou o vice-diretor do Arsenal Artístico, Olexander Solovyov, que escreveu no seu Facebook “Censura é má”. Outra resignação foi da Kateryna Stukalova, a editora-chefe da revista ucraniana Art-Ukraine. O editorial da revista escreve: “a redação de Art-Ukraine considera inaceitável o ato de censura que ocorreu hoje no Arsenal Artístico na preparação da amostra “Grande e Majestoso”.

A curadora Natália Zabolotna explica a sua decisão de não expor o quadro pelo facto deste “não se encaixar no conceito e no contexto geral da exposição”.

A exposição “Grande e Majestoso” decorrerá no Arsenal Artístico de Kyiv de 27 de julho até 22 de setembro. O evento é dedicado ao 1025º aniversário do Batismo da Rus de Kyiv e é apoiado pelo presidente da Ucrânia.

Volodymyr Kuznetsov é finalista do prémio do PinchukArtCentre de 2009 e 2011 e é membro do grupo artístico R.E.P (Espaço Revolucionário Experimental), escreve Tyzhden.ua

Mas talvez para exemplificar “a emenda pior que o soneto”, a curadora explicou a sua atitude talibaniana em seguintes termos: “Eu me pronunciei contra a audácia (Sic!) de alguns artistas”.  
Foto: VM.photoschool
Não é possível repreender a pátria, tal como não é possível repreender a mãe. Tudo o que é dito contra a pátria, eu acho imoral”, disse a curadora na entrevista exclusiva à edição on-line Lb.ua

Mais uma moralista que confunde a pátria com os dirigentes, curadora de arte que desdenha a audácia dos artistas… 

UPD: Um outro quadro foi proibido para exibição na amostra, chama-se "Coktail Molotov" e é da autoria do famoso pintor ucraniano Vasyl Tzagolov

Sem comentários: