terça-feira, abril 26, 2011

FEMEN contra Yanukovich


O 25° aniversário da maior catástrofe tecnológica do século XX, a avaria na estacão nuclear ucraniana de Chornobyl, infelizmente é uma óptima oportunidade de fazer o RP. Os representantes dos Governos, a comunicação social, os políticos e o grupo, aparentemente, feminista ucraniano FEMEN, apareceram em peso na capital da Ucrânia, cidade de Kyiv.


O Governo ucraniano anunciava que arrecadou 550 milhões de Euros (dos 740 necessários) para a construção do novo sarcófago que irá cobrir a estacão danificada nos próximos 100 anos. E o grupo FEMEN desfilava topless no centro de Kyiv proclamando os slogans que desafiavam a legitimidade democrática do actual regime ucraniano: “Yanukovich pior que a radiação”; “Bordel para o Sarcófago”, entre outros.


Em seguida, as activistas da FEMEN foram atacadas pelos agentes masculinos da polícia (táctica imprudente pois se sabe de antemão que FEMEN usa os corpos seminus como arma de arremesso para os fins políticos e promocionais). Os polícias usavam as uniformes toscas; não possuíam as luvas (aconselháveis quando existe a possibilidade do contacto corpo – a – corpo); despreparados psicologicamente eles riam, faziam caretas, gozavam, enervando-se gritavam em russo, agarravam desajeitadamente as activistas da FEMEN pelas mãos, cinturas e outras curvas do corpo. As activistas, por sua vez, reclamavam, choravam e gritavam, antes de entrar nos carros da polícia.


Mais tarde, as activistas foram julgadas pelo tribunal do Bairro Shevchenko, que deliberou as seguintes penas administrativas: Olexandra Shevchenko – 72 horas da prisão administrativa (essa é a sua 3ª prisão); Inna Shevchenko – multa de 255 UAH (32 USD) por resistir às autoridades; outras activistas – multa de 51 UAH (6,4 USD) cada, por ser a sua primeira detenção.


Todo este show deprimente me deixou envergonhado e triste, pois a imagem da Ucrânia não saiu reforçada deste episódio. Dezenas de televisões internacionais mostraram as cenas da detenção que mais uma vez certificaram: o regime actual retrocedeu o país em termos das liberdades individuais e a democracia; a polícia ucraniana não esta preparada para defender a Lei e a Ordem dentro dos padrões civilizacionais europeus durante o Euro – 2012. Embora ainda tem 410 dias para melhorar o seu desempenho...


Ver fotos AQUI e AQUI, ver vídeo AQUI

Sem comentários: