terça-feira, março 16, 2010

Perfil dos bilionários ucranianos

A revista americana de negócios e finanças Forbes publicou a lista anual de bilionários. O número dos representantes da Ucrânia no ranking de 2009 aumentou para cinco: Rinat Akhmetov, Viktor Pinchuk, Ihor Kolomoisky, Hennady Boholyubov e Kostyantyn Zhevago.

Pela primeira vez os bilionários ucranianos entraram na lista em 2005. Naquele tempo a lista incluía 3 representantes da Ucrânia. Segundo estimativas recentes da revista, o primeiro bilionário ucraniano Rinat Akhmetov se encontra no 148º lugar entre o clube mundial de bilionários, com o capital de 5,2 biliões de dólares.

O segundo lugar na parte é ocupado peo Viktor Pinchuk. Embora ele conseguiu aumentar a sua riqueza de 2,6 à 3,1 biliões, mas na lista geral ele passou de 246º lugar à 307º. Viktor Pinchuk tem activos da empresa em metalurgia, transportes, sector financeiro e agrícola. Ele é o dono dos canais STB, ICTV, Novy Canal e M-1.

O mais enigmático bilionário ucraniano Ihor Kolomoisky, assumiu a terceira posição no crédito nacional e 488º lugar no mundo. Especialistas norte-americanos avaliam a sua propriedade em 2 biliões de dólares. O grupo "Privat", que pertence a Kolomoisky, fornece negócios de ferro. Embora a produção de ferro – ligas na Ucrânia em 2009 diminuiu em mais de 40% em relação a 2008. Em 2009 o empresário conseguiu distinguir-se com novas aquisições. Ele juntou à sua lista dos recursos de mídia a holding "Glavred Media", canal 1+1 e comprou a estância de esqui em Geórgia.

Outro co-proprietário do grupo "Privat", Hennadiy Boholyubov, foi o quarto bilionário ucraniano na lista de Forbes. Ele está no 582º lugar com uma fortuna de 1,7 biliões de dólares. Após 2008, sua capital foi avaliado em 1,1 bilhões de dólares. No seu património próprio um elemento importante de negócios possui a empresa "Palmary Enterprises", através do qual ele ganhou o controlo do gigante do minério de manganês australiana "Consolidated Minerals".

O mais pobre, segundo a Forbes, é o bilionário ucraniano Kostyantyn Zhevago que está no 828º lugar com 1,2 biliões de dólares. Carreira rápida de empresário, que começou a partir da posição de director financeiro do investimento em 19 anos, permitiu-lhe, eventualmente, ganhar o controlo de um grande número de empresas na Ucrânia. Mas hoje eles não são tão bem sucedidos como há dois anos. Ele é dono de 51% de acções da empresa "Ferrexpo", da fábrica de automóveis “AutoKrAZ” e do banco “Finanças e Crédito”.

Ler o artigo completo:
http://ucraniaonline.blogspot.com/2010/03/ucranianos-na-lista-dos-mais-ricos-do.html

Sem comentários: