sexta-feira, março 26, 2010

Belarus celebra o Dia da Liberdade

O dia 25 de Março é o 92° aniversário da proclamação da República Popular da Belarus.

As autoridades oficiais da actual Belarus não reconhecem esta data, mas a comunidade democrática a celebra cada ano como o Dia da Liberdade.

Uma marcha e um comício foram agendados em Mensk para este dia, a marcha deste ano foi autorizada pela Câmara Municipal da cidade de Mensk.

A marcha foi organizada pelo Partido da Frente Popular. O requerimento para a reunião tinha sido apresentado pelo líder do BPF, Alyaksei Yanukevich, o líder do partido de Mensk Viktar Ivashkevich e cerca de 10 políticos de oposição que vão concorrer este ano às eleições locais. A marcha também foi apoiada pelo Partido Cívico Unido, o movimento "Pela Liberdade" e outros partidos e organizações. Andrei Sannikov, o líder da campanha civil "Pela Belarus Europeia", exortou os belarusos a participar na acção em 25 de Março.

Dia de Liberdade é o feriado mais importante da história da Belarus, neste dia o país declarou sua independência em 1918. Pela primeira vez a ideia de criar a República Popular da Belarus (BNR) foi anunciada durante o primeiro Congresso de todos os Belarusos em 1917. Em 21 de Fevereiro de 1918, o Comité Executivo da Rada (Parlamento) elegeu o primeiro Governo do BNR, o Conselho da República Popular da Belarus, liderado pelo Jazep Varonka.

Ler mais:
http://www.rferl.org/content/Belarusians_Mark_Freedom_Day/1993651.html
http://www.charter97.org/en/news/2010/3/25/27590

Sem comentários: